Fazer uma mesa de apoio de bricolage

Para fazer uma mesa de apoio única e elegante, basta uma minipodadora de corrente a bateria GTA 26 e alguns materiais. Porque não dar uma oportunidade a este gratificante projeto de bricolage e construir a sua própria mesa de apoio rústica?

Building a small table, do it yourself, wood, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Miscellaneous

Ideias criativas de decoração de interiores para entusiastas da bricolage

Com esta mesa de apoio fácil de fazer, vai ter um objeto bonito e útil na sua casa. Este é um sonho de bricolage: um projeto que não só é divertido de construir, como também requer muito poucos recursos. Pode usar as nossas instruções como um guia criativo, mas o design final está nas suas mãos – afinal, o que poderia ser mais exclusivo do que mobiliário de bricolage?

Mesa de apoio de bricolage: materiais

São necessários os seguintes materiais e ferramentas para esta mesa de apoio de bricolage. Quando se trata de madeira, é realmente uma questão de gosto pessoal, por isso deve simplesmente usar a que lhe agrada. Lembre-se de que a madeira irá necessitar de manutenção a longo prazo, nomeadamente a aplicação regular de óleo ou verniz. 

  • Minipodadora de corrente STIHL GTA 26
  • Uma tábua de madeira
  • Varetas de metal com 1 m de comprimento (1 x 8 mm, 2 x 6 mm)
  • Lápis e régua
  • Cola para construção
  • Lixa de grão 120 e 180
  • Lima
  • Serra para metais
  • Brocas para madeira (8 mm e 6 mm)
  • Aparafusadora a bateria ou berbequim
  • Equipamento de proteção individual
Battery, AS-System, Cordless power tools, GTA 26, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Miscellaneous

Compromisso com a sua segurança: equipamento de proteção

A utilização de máquinas potentes na bricolage, como a minipodadora GTA 26, é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a sua motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Consulte o manual de operação do seu produto para mais informações. Familiarize-se inteiramente com a motosserra antes de a utilizar pela primeira vez e verifique se esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.

Mesa de apoio de bricolage: instruções passo a passo

Depois de tratar dos materiais, das ferramentas e das considerações de segurança, pode iniciar o seu projeto de bricolage e começar a fazer a mesa de apoio de madeira. Use sempre óculos de proteção ao cortar metal e perfurar. Este projeto simples, mas eficaz, pode ficar pronto em uma ou duas horas.

Mesa de apoio de bricolage: traço de lápis numa tábua de madeira ao lado de uma minipodadora STIHL GTA 26, lápis e régua

1.º passo: planeie o design

A sua mesa de apoio DIY irá ser criada de acordo com o seu design. Ao planear a forma que quer para o tampo, tenha em conta que os cortes retos são mais fáceis de fazer. Também é sensato considerar a ordem e a forma dos cortes de que vai precisar. Depois de decidir qual o design da mesa de apoio, desenhe a forma na parte de baixo da tábua com um lápis.

Pode ver um modelo simples na imagem abaixo.

Mesa de apoio: secções a serem cortadas numa tábua de madeira por uma minipodadora de corrente a bateria STIHL GTA 26

2.º passo: recortar a forma

Utilize a minipodadora de corrente STIHL GTA 26 para fazer os cortes necessários de maneira metódica. Segure na minipodadora de corrente com as duas mãos e posicione-a até ao batente. Serre de baixo para cima para que a extremidade cortada na superfície superior do tampo fique lisa e limpa. Retire o excesso de madeira à medida que avança. As extremidades na parte inferior ficam geralmente um pouco desfiadas depois do corte, pelo que irá limpá-las no passo seguinte.

Como construir uma mesa de apoio: cantos de uma tábua serrada a serem limados

3.º passo: alisar as arestas

Use uma lima e uma lixa para retocar as arestas cortadas. É melhor começar com uma lima de metal para um acabamento mais fino e depois usar uma lixa até as extremidades ficarem seguras ao toque e lisas.

Fazer uma mesa de apoio rústica: varetas de metal direitas e dobradas

4.º passo: fazer as pernas da mesa

Chegou a altura de dobrar as suas varetas de metal para se transformarem nas pernas da mesa. Segure numa haste com as duas mãos e, com cuidado, mas com força, puxe as extremidades uma contra a outra. A haste de metal de 6 mm deve ser dobrada num raio menor do que a haste de 8 mm mais grossa. Pode usar uma serra para metais para encurtar as pernas se preferir uma mesa mais baixa.

Mesa de apoio em madeira de bricolage: um furo a ser aberto enviesado numa tábua

5.º passo: abrir os furos

Utilize uma broca para madeira para abrir dois furos para cada perna na parte inferior do tampo. Certifique-se de que os furos correspondem ao diâmetro das varetas de metal que está a utilizar. Perfure com uma ligeira inclinação de modo a que as pernas passem para lá do perímetro do tampo, oferecendo, assim, maior estabilidade.

Mesa de apoio de bricolage: cola de construção e uma haste de metal ao lado de um furo aberto na tábua de madeira

6.º passo: colar as pernas

O último passo consiste em colar as pernas de metal nos furos com cola de construção. Verifique o tempo de secagem da cola antes de colocar a mesa de apoio em pé; poderá ter de deixar secar durante até 48 horas.

Quando a cola estiver seca, pode acabar a madeira. Se usar verniz transparente, recomendamos que aplique uma demão e depois lixe a superfície com uma lixa de grão 180 antes de aplicar uma segunda demão de verniz à sua mesa de bricolage. Em alternativa, pode aplicar óleo de cera dura para um acabamento mais natural, que continuará a proteger a madeira.

Usar a sua mesa de apoio de bricolage

Quando terminar, a sua mesa de apoio em madeira precisa de um lar! Ela servirá de um belo suporte para plantas na sala de estar ou dará uma peça de mobiliário útil para ter junto ao sofá com livros e revistas. O design minimalista e cheio de estilo faz dela um complemento versátil e surpreendente em qualquer divisão.

Admirar o seu trabalho manual pode incentivá-lo a continuar a fazer mais bricolage. É fácil ajustar o tamanho e o design da mesa de apoio de madeira. Por isso, porque não fazer um conjunto completo?

Building a small table, do it yourself, wood, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Miscellaneous

Resumo: fazer uma mesa de apoio de bricolage

  • Esta mesa de apoio de bricolage não precisa de muitos materiais
  • Uma tábua de madeira e algumas varetas de metal são as principais coisas de que precisa
  • A minipodadora de corrente STIHL GTA 26 facilita-lhe em muito a criação desta mesa de apoio exclusiva
  • Corte uma tábua de madeira no formato que desejar
  • Cole as pernas de metal nos furos
  • Utilize sempre equipamento de proteção individual durante o trabalho, tal como indicado nas instruções de operação