Construir um lenheiro para o interior
É tão fácil construir um lenheiro para o interior. Uma forma prática e elegante de guardar a lenha na sala de estar.
22.10.2024
Grandes quantidades de lenha fresca são normalmente armazenadas no exterior e previamente secas. Pode, por exemplo, utilizar um abrigo de madeira para o jardim, que também pode construir facilmente com as nossas instruções passo a passo.
Precisa agora de um compartimento para guardar lenha dentro de casa. Assim, de cada vez que precisar de lenha não tem de ir lá fora nem fica com uma pilha de lenha espalhada junto à salamandra ou à lareira.
Se quiser construir um lenheiro para o interior, não só fica com o compartimento ideal para a sua lenha, como também para os respetivos acessórios e vassouras.
Dependendo da altura, o lenheiro também pode servir de base para plantas de interior ou para pousar objetos.
Além disso, a nosso lenheiro tem o tamanho ideal. Porque não importa que seja você a cortar a lenha ou que a compre já pronta, tem normalmente um comprimento de 25 ou 33 centímetros. Assim, ele cabe perfeitamente na estante de bricolage.
Além disso, a madeira pode continuar a secar no seu lenheiro, dando à sala um extra de calor e de conforto.
Construir o seu lenheiro: Preparação
Antes de construir um lenheiro decorativo, é preciso alguma preparação e o respetivo material.
O mais indicado para um lenheiro é uma madeira de grão bonito, por exemplo a de árvores de fruto ou o carvalho, sendo que este é ainda particularmente robusto. A madeira de cerejeira, com a sua cor avermelhada, é também uma boa escolha.
O lenheiro deve ser instalado dentro de casa, junto à lareira. Assim, a madeira está sempre à mão e pode secar mais. Esta é uma excelente maneira de guardar lenha na sala de estar.
Sim, pode-se guardar madeira em casa. O melhor é levar a madeira necessária para os próximos um a dois dias. No entanto, se possível, só deve guardar em casa madeira com um teor de humidade residual de 15-20 por cento. Assim, ela não ganha bolor e pode ser queimada diretamente na lareira. Para secar, a lenha deve ter estado guardada há dois anos no exterior, por exemplo, num abrigo para lenha.
Material e ferramenta
As vigas e tábuas de madeira podem fazer parte da decoração da sua casa. Por isso, escolha madeira com o grão mais bonito possível. Recomendamos, por exemplo, a madeira de árvores de fruto ou o robusto carvalho. A madeira avermelhada da cerejeira é também uma boa escolha.
Uma placa de madeira fina serve de modelo para os furos, pode usar qualquer madeira residual para isso.
Nota: em todos os materiais é de contar com alguns desperdícios.
Vigas, 35 x 15 cm para um total de uns bons 220 cm
Pranchão, 7 cm x 35 cm para um total de 170 cm
Tábua fina, 35 cm x 15 cm
36 cavilhas de madeira, 10 x 40 mm
Óleo para madeira, por ex., óleo de noz
Cola para madeira
Pincel plano para aplicar o óleo
Pode aqui descarregar um gabarito em formato DIN A3 para marcar os furos:
Lixadeira de fita, de acordo com o estado de tábua, com granulometria de 180
Motosserra, p. ex., motosserra a bateria STIHL MSA 140 C
Berbequim/aparafusadora a bateria ou engenho de furar/engenho de furar de coluna
Broca para madeira de 10 mm
Martelo de borracha
Martelo
Trabalhar com máquinas potentes é um prazer que lhe permite superar-se. É bom saber que pode contar com vestuário de proteção eficaz e seguro. Ao trabalhar com a motosserra, use sempre o equipamento de proteção individual. Isto inclui, por exemplo, capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Para mais informações, consulte o manual de instruções do produto. Familiarize-se bem com a sua máquina antes de a utilizar pela primeira vez e assegure-se de que está em perfeitas condições antes de cada utilização. Se assim o desejar, o seu concessionário especializado STIHL pode preparar todas as máquinas para a primeira utilização e dar aconselhamento sobre o vestuário de proteção em relação a modelos e tamanhos, que pode experimentar com toda a calma. Lembre-se de que um equipamento de proteção individual não substitui um método de trabalho seguro.
Construir um lenheiro para o interior: Instruções
O material está pronto, já pode começar. Com apenas 9 passos simples, constrói facilmente o seu próprio lenheiro para a sala de estar.
Corte as vigas em 4 partes: 2 pedaços de 40 centímetros e 2 pedaços de 65 centímetros. O pranchão é cortado em dois pedaços: um com 70 centímetros e outro com 90 centímetros de comprimento.
Alise todas as peças de madeira cortadas. Trabalhe com calma, pois está a produzir a superfície final do seu lenheiro para o interior.
Pense na sua proteção auditiva ao usar uma máquina abrasiva.
Com uma tábua fina, faça agora um gabarito de furação com 6 furos – aos pares ao mesmo nível. Mais tarde, estes furos servirão para marcar a posição das cavilhas de madeira em todo o lado. Por isso, adote como escala para o gabarito a secção transversal das vigas grossas (15 x 35 cm).
Primeiro, marque os pontos de perfuração, colocando o gabarito de furação já feito à face da aresta da viga. Abra então os furos de 10 milímetros com exatamente 2 centímetros de profundidade. Se não tiver um berbequim com limitador de profundidade, marque a profundidade de perfuração com fita adesiva no berbequim e, em seguida, perfure com cuidado até esta marcação na madeira.
Agora aplique óleo na madeira e deixe impregnar durante 15 minutos. Em seguida, limpe o excesso de óleo com um pano e deixe secar de acordo com as instruções do fabricante. Muitas vezes, são precisas 24 horas para secar totalmente.
Dica profissional STIHL: deixe livre a área à volta dos furos abertos para que, mais tarde, o óleo não impeça a ação da cola para madeira. De preferência, cole os pontos de perfuração com fita crepe, por exemplo. Claro que também pode pincelar à volta dos pontos com cuidado.
Atenção: unte a madeira na oficina ou no exterior, pois conforme o tipo de óleo, o cheiro pode ser desagradável. Além disso, deixe os trapos que tenham estado em contacto com óleo de linhaça secarem bem ao ar e guarde-os, entretanto, em frascos de rosca fechados. Existe o perigo de combustão espontânea.
Revista as cavilhas de um dos lados com cola de madeira antes de as inserir nos furos previstos nas vigas. Se necessário, use um martelo para introduzir as cavilhas nos furos.
Revista agora também o outro lado das cavilhas com cola para madeira. Ponha ao alto as duas vigas de madeira de 40 centímetros de comprimento, encaixe nas respetivas cavilhas o pranchão de 90 centímetros de comprimento e fixe bem. Se necessário, use um martelo de borracha para as peças ficarem todas bem à face.
Agora, seguindo o mesmo princípio, encaixe as duas vigas de madeira restantes (65 centímetros) sobre o pranchão. Também neste caso, veja se as peças de madeira estão à face e se as cavilhas ficam completamente dentro da madeira. Em seguida, fixe o pranchão de 70 centímetros ao comprido sobre as duas vigas.
Agora pode ainda fixar no lenheiro um suporte para acessórios de lareira. Para isso, basta aparafusar uma barra de ganchos na lateral do seu lenheiro. Assim, as pás e os outros acessórios têm onde ficar junto da lareira.
Feito! O seu lenheiro para o interior de bricolage está pronto. Tem agora uma forma prática e elegante de guardar a lenha na sala. Uma vez que o lenheiro é decorativo à frente e atrás, pode ser usado até como divisória. No entanto, também pode integrar um painel traseiro para fechar um dos lados do seu lenheiro.
Cuidados a ter com o lenheiro
Tal como todas as madeiras oleadas, deve olear regularmente o lenheiro. O melhor é fazê-lo anualmente, mas o mais tardar, quando a madeira começar a ficar baça ou a superfície ficar áspera. Como para qualquer outro móvel, os cuidados regulares a ter com o lenheiro para o interior são limpar o pó de vez em quando e passar um pano macio e ligeiramente humedecido. Não use panos de microfibras, que retiram o óleo da madeira.
Resumo: Construir um lenheiro para o interior
Um lenheiro para o interior como alternativa para guardar lenha na sala junto à lareira
Cortar vigas de madeira e pranchões, lixar e abrir os furos com um gabarito de furação
Aplicar óleo na armação, fixar as cavilhas nos furos usando cola para madeira e montar a armação
Para conservar, voltar a olear o lenheiro todos os anos de acordo com as necessidades