A construção de uma estufa para plantas é simples – uma vez pronta, a época de jardinagem pode começar antecipadamente.
24.08.2022
Com uma estufa, pode começar a jardinagem mais cedo. Pode cultivar legumes logo a partir de fevereiro e, desta forma, colhê-los mais cedo. Se fizer germinar plantas jovens na estufa, estas tornar-se-ão rapidamente plântulas aclimatadas ao exterior, podendo transferi-las mais tarde para a sua horta ou jardim.
Uma estufa para plantas e uma miniestufa seguem basicamente o mesmo princípio:devido à radiação solar, é gerado um microclima no interior, uma vez que os raios solares de onda curta atravessam os vidros transparentes, aquecendo o interior e os raios de calor de onda longa já não saem. Assim, o solo é aquecido e surgem, logo desde o início do ano, as melhores condições para o crescimento das plantas.
Em alternativa, como canteiro elevado ou para ficar assente no chão, pode ser construída uma versão mais pequena, a chamada estufa de caixa. Para os jardineiros amadores que preferem começar com a jardinagem logo em fevereiro, a solução perfeita é fazerem a sua própria estufa.
Decidiu construir a sua estufa? Muito bem! No entanto, antes de começarmos com as instruções detalhadas, deixamos aqui algumas informações úteis, com as quais se deverá familiarizar primeiro.
Entre as estufas mais pequenas existem dois principais tipos: a miniestufa fixa, concebida como uma unidade que fica assente no chão, e uma estrutura de estufa que pode ser usada num canteiro elevado já existente. Tanto a miniestufa fixa como o canteiro elevado com estufa são fáceis de fazer por um amador. Por isso, neste artigo, damos instruções para os dois modelos. A propósito: com uma estrutura de estufa no seu canteiro elevado pode começar a plantá-lo muito mais cedo.
Os lugares soalheiros são os ideais para uma estufa de jardim. A propósito, a estrutura da cobertura da estufa inclinada do tipo "de uma água" determina, a orientação: o lado longitudinal mais baixo deve ser orientado para sul para que a radiação solar possa ser captada da melhor forma possível. De acordo com as nossas instruções, a estufa pode ser colocada encostada à parede de uma casa, como ilha no jardim ou sobre um canteiro elevado, como estufa de caixa.
Uma vez escolhido o local, trace o contorno do canteiro com uma pá de plantio e escave o solo até uma profundidade de cerca de 40 centímetros. O ideal é colocar na cavidade cerca de 20 centímetros de estrume de cavalo e depois mais 20 centímetros de composto misturado com terra do jardim. O estrume de cavalo serve para aquecer o solo, pois emite calor à medida que se decompõe.
A propósito: deve trocar o estrume do cavalo uma vez por ano, uma vez que se decompõe completamente com o passar do tempo. Se não tiver nenhum estrume, pode usar uma mistura de composto semimaturado, folhas e palha. Em alternativa, basta escavar 20 centímetros e encher a cavidade com a mistura de terra do jardim e composto.
Se quiser saber como produzir o seu próprio composto, veja o nosso artigo sobre compostagem.
Dica profissional STIHL: ao construir uma estufa de jardim, não se esqueça de a proteger contra hóspedes indesejados. Para isso, prepare o chão com rede de arame. Veja como proceder nas nossas instruções mais abaixo. Esta rede mantém afastados do seu canteiro ratos e outros inquilinos indesejados do jardim, que assim já não conseguem roer as plantas jovens a partir de baixo.
A madeira que vai usar para construir a estufa tem de ser resistente às condições meteorológicas e não pode apodrecer rapidamente, mesmo em contacto com o solo. Nesse sentido, recomendamos a madeira de pinho ou de carvalho não aparelhada. A nossa estufa mede 150 x 70 cm e tem uma janela de chapa de policarbonato alveolar fixada com dobradiças em cima na parte superior da estufa.
Para uma estufa, são adequados filmes plásticos de PE, que não se rasguem e que sejam resistentes aos raios UV, disponíveis como filmes plásticos para estufins ou estufas. O importante é que o plástico não se rasgue rapidamente e tenha de ser substituído. Em alternativa ao plástico, também existem chapas de policarbonato alveolares para estufas.
Apesar de o vidro ser adequado para uma estufa, as janelas são pesadas, o que dificulta o arejamento. Melhor do que o vidro são assim as chapas de policarbonato alveolares, as placas de acrílico ou um filme plástico transparente que não se rasgue.
Antes de meter mãos à obra, apresentamos aqui a lista com tudo o que precisa para a construção:
Para a caixa:
Tábuas (10 x 1,8 cm para 12 m, de preferência 3 tábuas de 4 m cada ou 4 tábuas de 3 m cada)
Madeira esquadriada (3 x 3 cm para 1,2 m)
Para o caixilho da janela:
Ripas para telhado (24 x 48 mm para uns bons 5 m)
Réguas (4 x 1 cm para 510 mm)
Fasquias para sustentar a janela (aprox. 10 cm)
Para as janelas:
Chapa de policarbonato alveolar (150 x 70 cm, 4,5 mm de espessura)
Elementos de aparafusamento:
Parafusos para madeira para as tábuas laterais e para a armação da cobertura (3,5 mm x 50 mm)
Parafusos para madeira para as réguas e para a chapa de policarbonato alveolar (2,5 x 20 mm)
Ferragens e material diverso:
3 dobradiças de aço inoxidável, 30 x 40 cm
4 cantoneiras perfuradas
2 correntes de esferas
1 pega
2 olhais de suspensão
Minipodadora de corrente, p. ex., STIHL GTA 26
Aparafusadora sem fio
Pá de plantio
Agrafador
Trabalhar com máquinas potentes é um prazer que lhe permite superar-se. É bom saber que pode contar com vestuário de proteção eficaz e seguro. Ao trabalhar, com a minipodadora de corrente, use sempre o equipamento de proteção individual. Este inclui, entre outras coisas óculos de proteção e luvas . Para mais informações, consulte o manual de instruções do produto. Familiarize-se bem com a sua máquina antes de a utilizar pela primeira vez e assegure-se de que está em perfeitas condições antes de cada utilização. Se assim o desejar, o seu concessionário especializado STIHL pode preparar todas as máquinas para a primeira utilização e dar aconselhamento sobre o vestuário de proteção em relação a modelos e tamanhos, que pode experimentar com toda a calma. Lembre-se de que um equipamento de proteção individual não substitui um método de trabalho seguro.
Familiarizou-se com o tema "Construa a seu estufa" nos parágrafos anteriores e reuniu todos os materiais de que necessita? Então, para a sua estufa, só precisa das seguintes instruções de construção. Divirta-se a trabalhar!
Dica profissional STIHL: antes de aparafusar, abra sempre primeiro os furos. Caso contrário, pode partir as tábuas da estufa.
Para construir a sua estufa de madeira de 150 x 70 centímetros, comece por serrar à medida as tábuas para a caixa. Pode usar uma minipodadora de corrente, como a minipodadora de corrente a bateria STIHL GTA 26.
Serre 10 pedaços de tábua de 10 centímetros cada: Encurte 5 pedaços para 150 centímetros e os outros 5 para 70 centímetros. As tábuas mais compridas vão para a frente e para trás, e as curtas para os lados.
Agora, pegue numa das tábuas mais curtas (70 centímetros de comprimento) e marque um traço ao comprimento a partir do canto superior direito da tábua até ao canto inferior esquerdo. Em seguida, corte a tábua ao longo da linha. Tem agora duas secções triangulares que definem o ângulo da superfície de contacto da janela.
Encurte a madeira em esquadria. Corte 2 madeiras em esquadria para um comprimento de 25 centímetros e 2 para um comprimento de 35 centímetros.
Agora, aplique uma das madeiras em esquadria mais curtas nas duas extremidades de uma tábua dianteira. Aplique outra tábua dianteira mesmo por cima (nivelada). Veja se as madeiras estão em esquadria e se sobrepõem cerca de 5 centímetros (esta é a base da estufa).
Em seguida, pegue nas duas madeiras em esquadria mais compridas e aplique-as nas extremidades de uma tábua traseira. Aplique então mais 2 tábuas traseiras imediatamente acima (à face). Tem agora a dianteira e a traseira da sua estufa.
Para as laterais, aplique agora as tábuas mais curtas, as de 10 x 1,8 centímetros, nas madeiras em esquadria (com as tábuas mais compridas aparafusadas). Para isso, monte duas tábuas à mesma altura das tábuas dianteiras e remate em cima com a tábua serrada em forma de triângulo. Aparafuse o lado mais curto desta tábua a partir de cima às tábuas das laterais (não esquecer de abrir previamente os furos!).
Agora, tal como descrito acima, agrafe uma rede de arame nas tábuas inferiores da estrutura abrangendo todo o chão do canteiro. A estrutura não deve ficar esticada na horizontal entre as tábuas, devendo pender cerca de 10-15 centímetros por baixo da estufa. Para isso, corte o pedaço retangular de rede de arame nas bordas com 10 centímetros de largura e dobre-o de modo a que fique a pender para o centro (cuidado, use luvas!).
A caixa para a sua miniestufa de madeira está pronta. Agora, a sua estufa já tem uma janela de chapa de policarbonato alveolar, ou seja, uma chapa de plástico estável, transparente e resistente às condições meteorológicas.
Para o caixilho da janela, construa primeiro uma estrutura de suporte com ripas para telhado. Encurte as fasquias para 2 x 150 centímetros e 2 x 70 centímetros.
Em seguida, aparafuse as quatro tábuas com os parafusos mais curtos e usando cantoneiras. Coloque por cima a chapa de policarbonato alveolar.
Para finalizar o caixilho da janela, encurte as réguas. Vai precisar de 2 réguas de 150 centímetros de comprimento e de 4 de 70 centímetros de comprimento.
Primeiro, ponha 1 régua de 150 centímetros e 2 réguas de 70 centímetros de comprimento nas 3 bordas da chapa de policarbonato alveolar. Una as réguas à chapa de policarbonato alveolar e às ripas inferiores para telhado da estrutura de suporte com os parafusos de 2,5 x 20 milímetros, aplicando-os a partir de cima. Aquando da montagem, estas 3 réguas têm de sobressair sempre da chapa de policarbonato alveolar o equivalente à largura de uma régua. Aparafuse, agora, por baixo as restantes 3 réguas, que irão funcionar como suporte adicional, a partir de cima.
Atenção: as réguas são montadas apenas na traseira e nas laterais da janela. Isto permitirá que a água da chuva escoe à vontade.
Para o mecanismo de rebatimento, aplique as 3 dobradiças na janela e na face superior da estufa de caixa. Fixe a pega para abrir do lado oposto ao do caixilho da janela e monte os ganchos de metal com os olhais de suspensão para um fechamento seguro da janela. Em seguida, deverá colocar as correntes de esferas para segurar a janela quando estiver aberta.
Pode agora preparar uma madeira esquadriada com 10 centímetros de comprimento para apoiar a janela quando for para ficar aberta.
Feito! A sua miniestufa de bricolage está pronta e agora só tem de ser posicionada no lugar pretendido e enchido.
Por fim, a estufa é colocada no local onde irá ficar já preparada com estrume, composto e terra de jardim. Agora, encha a estufa a partir de cima com húmus e veja se a rede de arame agrafada anteriormente fica bem coberta em toda a sua extensão com, pelo menos, 20 cm de terra.
Isso também já está feito! A sua estufa de jardim está pronta. Com sol e um acesso fácil, em breve terá alfaces, legumes e outras plantas germinadas.
Dica profissional STIHL: Para proteger as jovens plantas em germinação contra os caracóis, pode usar um truque mecânico. Uma fita de cobre à volta da estufa evita que os caracóis rastejem para cima e entrem no canteiro. A fita de cobre atua como uma barreira, uma vez que os caracóis evitam o cobre. Isto deve-se a uma reação química que ocorre quando a base do caracol toca no cobre. Para evitar que caracóis particularmente engenhosos consigam ultrapassar a fita de cobre, é aconselhável instalar uma fita de cobre mais larga ou duas fitas, uma a seguir à outra.
As estufas também servem de estrutura para um canteiro elevado. A vantagem: o acessório permite que o seu canteiro elevado seja usado mais cedo. Sirva-se das instruções de montagem acima para a estufa e adapte as dimensões do seu canteiro elevado. Para a estrutura de canteiro elevado recomenda-se a utilização de madeira de nogueira de 9 mm em vez de pinho ou carvalho, para que não fique demasiado pesado. Além disso, deve ainda observar os seguintes passos:
Fixe pegas nas tábuas laterais da sua estrutura de estufa – mais tarde, isso irá facilita a colocação e a retirada de material do canteiro elevado. Para isso, podem ser utilizadas pegas de metal simples, à venda nas lojas de materiais de construção.
O melhor é fixar sob a estrutura de estufa 4 madeiras em esquadria que caibam nos cantos do canteiro elevado. Estas madeiras em esquadria devem penetrar cerca de 10 cm na terra do canteiro elevado, servindo para estabilizar a estrutura de estufa. Também pode aparafusar a estrutura ao canteiro elevado usando pequenas barras de metal, que podem ser desapertadas quando a estrutura da estufa for retirada do canteiro elevado. Independentemente do sistema de fixação que pretenda utilizar, assegure-se sempre de que a estrutura da estufa fica perfeitamente assente sobre o canteiro elevado.
Quem consegue construir a sua própria estufa, vai querer plantá-la também. A boa notícia: a sua estufa pode ser usada durante quase todo o ano. Não existe aqui uma sequência rígida de culturas, como acontece num canteiro de legumes.
A título de orientação para as primeiras sementeiras, pode tomar o momento em que as primeiras ervas daninhas começam a germinar no canteiro. No início da época, em fevereiro ou março, são indicadas as variedades mais robustas, como as couves, os rabanetes ou as cenouras, que podem ser colhidas logo em abril. A partir do final de março, pode começar com a germinação de nabiça, ervilhas e pepinos, que, do final de maio em diante, podem ser transferidos para o canteiro do jardim ou para a estufa como plantas jovens já aclimatadas ao exterior. A partir de maio, podem também ser cultivados na estufa tomates arbustivos, que podem ficar aí até à colheita. A propósito, as janelas para a estufa podem ser deixadas completamente abertas o mais tardar a partir de junho. Desse modo, os tomates ficam com espaço suficiente para crescerem em altura. Os espinafres também se dão bem na estufa e podem ser colhidos aí. No verão, as plantas que gostam de calor, como os pimentos, também têm lugar na sua estufa.
Se quiser saber ainda mais sobre a plantação em canteiros: veja o nosso artigo criar canteiros para mais informações.
Regra geral, uma estufa é fácil de cuidar. É importante que a temperatura interior não fique demasiado alta nem demasiado baixa. Com as seguintes dicas, a colheita e o cultivo na pequena estufa serão ainda mais bem-sucedidos.
Ventile regularmente a estufa para evitar que o calor se acumule. Salvo em caso de geada, isso deve ser feito todos os dias e por períodos mais longos. Uma ripa de madeira pode ajudar a manter aberta a janela da estufa. Atenção: não se esqueça de a fechar depois de ventilar!
Com temperaturas muito baixas, a estufa precisará de alguma ajuda para proteger as plantas. As esteiras de caniço servem para o isolamento; também o esferovite não deixa entrar o ar frio. Basta estender as esteiras de caniço ou distribuir o esferovite sobre a janela e colocar pesos para não voar.
Uma estufa não é apenas adequada para o cultivo de vegetais, serve também como uma casa de verão segura para as tartarugas, protegendo-as de predadores, como aves de rapina. Para o fazer, pode simplesmente colocar a construção num prado, serrar uma pequena "porta" num dos lados e a sua tartaruga fica com uma "casa com parque".
Tal como para as plantas, também aqui é importante assegurar uma boa ventilação, para que a tartaruga não sobreaqueça. Faça a sua tartaruga feliz e comece hoje mesmo a construir uma estufa para ela.
Uma estufa faz avançar a época de jardinagem e prolonga-a, permitindo que os legumes possam ser logo cultivados no inverno e colhidos até ao outono.
Um local soalheiro virado para sul é especialmente adequado para a estufa.
Com uma estrutura, também é possível converter os canteiros elevados numa estufa.
Se colocar estrume debaixo da estufa, o processo de decomposição fornece uma fonte de calor natural adicional debaixo do canteiro.
Para uma estufa de madeira, precisa de materiais resistentes às condições meteorológicas para que possa desfrutar da pequena estufa durante muito tempo.
A ventilação regular é importante para que as plantas no canteiro não sobreaqueçam nem fiquem expostas a temperaturas demasiado baixas.
As estufas também servem de "casa" para tartarugas.
Na estufa, plantam-se, por exemplo, plântulas, ervas aromáticas ou até legumes. É excelente para tomates, pimentos, pepinos, rabanetes, alfaces ou cenouras. Na estufa, podem ser plantadas mais cedo e a colheita pode ser feita também mais cedo.
Recomenda-se que ventile regularmente a estufa. Se o sol brilhar, o canteiro pode ser ventilado até à tarde. A seguir, feche novamente a tampa. Assim, o calor armazenado não se perde e as plantas no interior não sofrem danos em caso de temperaturas exteriores demasiado baixas.