Atletas da STIHL TIMBERSPORTS®

Todos os atletas que participam em eventos TIMBERSPORTS® frequentaram uma série de campos de treino e demonstraram que conseguem executar as modalidades necessárias em segurança. Os concursos exigem que os concorrentes utilizem todos os gramas de força, precisão, técnica e ganas se quiserem ter uma hipótese de ganhar títulos.

Brad De Losa (esquerda) e Stirling Hart na final do Troféu dos Campeões de 2017 em Hamburgo

Atletas Da STIHL TIMBERSPORTS®

Apenas os melhores lenhadores de competição do mundo participam nas STIHL TIMBERSPORTS® Series. Todos os atletas que participam em eventos TIMBERSPORTS® frequentaram uma série de campos de treino e demonstraram que conseguem executar as modalidades necessárias em segurança. A Europa tem atualmente cerca de 500 atletas a frequentar campos de treino e a participar em eventos das STIHL TIMBERSPORTS® Series; a nível mundial são cerca de 2000. Muitos dos concorrentes estrangeiros provêm de uma longa linhagem de lenhadores, dedicados ao desporto durante gerações.

Modalidade de serra manual no Campeonato Mundial de Principiantes TIMBERSPORTS®

Os atletas até aos 25 anos têm o estatuto de "principiante" e podem participar em concursos de jovens. A partir dos 26 anos, são classificado como "intermédios" até dominarem em segurança as seis modalidades; a seguir, um concorrente qualifica-se para entrar nos campeonatos nacionais e é considerado um "profissional" ativo.

A idade dos concorrentes dos Campeonatos Mundiais Individuais em 2018 ia dos 23 anos, do campeão canadiano Nathan Cumberland, até ao nove vezes campeão mundial, Jason Wynyard, da Nova Zelândia, de 45 anos, o atleta mais antigo. O atual campeão mundial, de 2019, Brayden Meyer, da Austrália, tem 24 anos.

Concorrentes de topo na Alemanha

Os concorrentes mais bem classificados na Alemanha são Danny Mahr, Robert Ebner e Dirk Braun.

Danny Mahr é um atleta alemão de elite há anos: tem sido membro consistente da equipa do Campeonato Mundial Alemão desde 2012 e ganhou o seu primeiro título alemão em 2019,

destronando o seis vezes campeão nacional, Robert Ebner. Ebner também foi segundo classificado no Campeonato Mundial STIHL TIMBERSPORTS® de 2010.

Dirk Braun não ganha um título nacional desde 2016, sendo, apesar disso, considerado uma lenda viva. Braun é um recordista alemão com oito títulos no seu palmarés; é detentor de recordes nacionais em cinco das seis modalidades STIHL TIMBERSPORTS® e, a nível mundial, no evento de corte com protótipo para motosserras de competição.

Dirk Braun na modalidade de corte vertical STS

Mas não são só os atletas do sexo masculino que trazem os recordes do mundo TIMBERSPORTS® para a Alemanha, como o comprova Nadine Münzenmaier. Em 2019, ela conseguiu um tempo incrível de 10,49 s na modalidade da corte em velocidade, esmagando o anterior recorde feminino. No Campeonato Alemão de 2019, foi derrotada, ficando em terceiro lugar atrás de duas das suas rivais,

uma das quais Alrun Uebing. Atleta TIMBERSPORTS® desde 2017, Uebing conseguiu afirmar-se rapidamente, tendo logrado conquistar, até à data, seis lugares no pódio, embora sem alcançar a grande vitória.

A responsável por isso é Nina Pokoyski: com mais de dez anos de experiência na série STIHL TIMBERSPORTS®, Pokoyski é a atleta há mais tempo no ativo. Ela garantiu o seu primeiro título nacional no Campeonato Alemão em 2019, superando Alrun Uebing por apenas um ponto.

Yolanda Hagmann e Svenja Bauer celebram a vitória na STIHL TIMBERSPORTS®

Para mais informações sobre todos os concorrentes alemães e internacionais, consulte a nossa base de dados.