Eventos e datas do STIHL TIMBERSPORTS®

A temporada TIMBERSPORTS® na Austrália começa normalmente em março. Os campeonatos nacionais decorrem ao longo da época em mais de 15 países a nível mundial. A época termina no outono com o Campeonato Mundial.

Os eventos alemães costumam ocorrer durante os meses de verão. Os atletas competem em eventos de qualificação, conhecidos como torneios, para tentar atingir os tempos que lhes permitam qualificar-se para o Campeonato Alemão. O Campeonato representa o ponto alto da temporada e apenas os atletas de topo podem competir aí pelo título de melhor lenhador alemão no concurso de lenhadores.

Juntamente com os concorrentes de nível profissional, os futuros lenhadores de competição de elite alemães também competem em eventos de machado e serra na Alemanha:</ 1153>nos concursos de principiantes, os melhores jovens atletas testam as suas competências em quatro das seis modalidades TIMBERSPORTS®, para determinar o seu lugar nas tabelas classificativas. Os atletas até aos 25 anos podem participar em concursos de jovens como principiantes. A partir dos 26 anos, um concorrente é classificado como atleta intermédio até dominar em segurança as seis modalidades e qualificar-se como profissional.

A STIHL TIMBERSPORTS® também inclui eventos para mulheres, levando já algumas atletas alemães dez anos de circuito. Desde 2015 que se realizam concursos individuais para mulheres, destinados a encontrar a campeã alemã.

Devido à atual situação da COVID-19, o Troféu Mundial de 2020 e o Campeonato Mundial de Principiantes, que deveria ter-se realizado originalmente em Viena, nos dias 21 e 22 de maio, foram cancelados. Podem ser encontradas mais informações aqui.

Todos os eventos na Alemanha foram temporariamente cancelados devido ao atual surto de COVID-19. A intenção é realizar o Campeonato Alemão mais tarde ainda este ano, o que está sujeito a uma série de requisitos de segurança especiais. 
Para mais informações, visite.

Spectators watch the STIHL TIMBERSPORTS® Individual World Championship at the Echo Arena in Liverpool, Great Britain on October 20, 2018.

Troféu Mundial

Os doze melhores atletas do mundo competem para o Troféu Mundial. Os atletas têm de participar em quatro modalidades (corte em velocidade, corte horizontal, serra manual, corte vertical) rápida e sucessivamente,

com os doze concorrentes em contrarrelógio. Os quatro mais rápidos vão diretamente para os quartos de final, enquanto os outros se enfrentam em um para um, em provas de morte súbita, para lutar pelos restantes lugares nos quartos de final.

Os atletas competem depois em mais rondas para  eliminar. Apenas ficam, os dois mais fortes na final, enquanto os segundos classificados das semifinais competem na eliminatória para o terceiro lugar.

Este formato de competição exige uma concentração, uma resistência e uma precisão extremas dos concorrentes e requer que os atletas façam uma boa gestão do ritmo à medida que progridem nas rondas. Os espetadores gostam deste tipo de competição frente a frente, mas é extremamente duro para os concorrentes. No Troféu de 2019 na Suécia, Matt Cogar, dos EUA, atravessou o campo para ir buscar o seu primeiro título internacional.

Robert Ebner of Germany competes against Andrea Rossi of Italy at the STIHL TIMBERSPORTS® Champions Trophy at the Tjolöholm Castle in Kungsbacka, Sweden on May 25, 2019.

Campeonato Mundial de Principiantes

O Campeonato Mundial de Principiantes dá as boas-vindas ao talento mais promissor de doze países, com o melhor dos principiantes a lutar por ele em cinco modalidades: Corte em velocidade, corte horizontal, serra manual, corte vertical e corte em altura.

Ao contrário do Troféu Mundial, o campeão mundial de principiantes não é decidido através de um formato de morte súbita, mas pelos pontos acumulados ao longo de várias rondas. Na primeira ronda, os atletas competem em modalidades de corte horizontal, corte em velocidade e corte vertical, na segunda ronda, em serra manual e na última ronda, em corte em altura.

Quando todos os atletas tiverem concluído uma modalidade, os pontos são atribuídos com base nos tempos anunciados. Depois de cada ronda, os concorrentes com a pontuação mais baixa são eliminados e o atleta com a pontuação mais alta no final de cinco modalidades passa a ser o campeão mundial de principiantes. O atual campeão de principiantes é Chris Lord, da Nova Zelândia.

Campeonato Mundial

Campeonato Mundial Individual

Brayden Meyer, da Austrália, é o atual Campeão do Mundo Individual

O Campeonato Mundial Individual usa um sistema de rondas para determinar o melhor desempenho nas seis modalidades. Na primeira ronda, doze concorrentes competem nas modalidades de corte horizontal, corte em velocidade e corte vertical para ganhar um lugar na segunda ronda, sendo  os últimos quatro eliminados. Os restantes oito atletas têm de provar as suas competências em serra manual e corte em altura na segunda ronda. Os melhores seis das duas primeiras rondas participam então no evento de corte com protótipo na terceira e última ronda. O concorrente com a pontuação mais alta no final do concurso multimodalidade torna-se campeão mundial individual. Brayden Meyer, da Austrália, venceu o título de 2019 em Praga.

Campeonato Mundial de Equipas

Vencedores do Campeonato Mundial STIHL Timbersports 2018 em Liverpool

Esta competição de equipas prevê duas equipas nacionais compostas por quatro concorrentes cada, que se enfrentam de um para um revezando-se em corte em velocidade, corte horizontal, serra manual, corte vertical e corte em altura. Um contrarrelógio determina os pares dos quartos de final, ponto a partir do qual apenas a equipa mais rápida em cada competição avança para a ronda seguinte. Os atuais campeões e detentores do recorde mundial são a equipa nacional australiana, com a alcunha Chopperoos.