STIHL TIMBERSPORTS®: As 6 modalidades

Nos eventos STIHL TIMBERSPORTS®, os atletas participam em até seis modalidades, dependendo do formato da competição. Três modalidades são executadas com um machado e as outras três, com uma serra.

As modalidades com machado incluem corte horizontal, corte vertical e corte em altura. As três modalidades com serra são o corte em velocidade, a serra manual e o corte com protótipo.

Cada modalidade baseia-se numa tarefa tradicional de lenhador e simula a prática de abate de árvores ou corte de árvores abatidas. Em todas estas modalidades, os atletas não só precisam de mostrar aptidão para manusear o equipamento e a madeira, como também de provar a sua força e resistência, demonstrando, ao mesmo tempo, uma técnica precisa.

Woodchopping at the Royal Adelaide Show/Australia, 1920

Fonte da imagem: Biblioteca Estatal do Sul da Austrália 

Elaborámos um resumo do que as várias modalidades envolvem e os pontos-chave para se destacar em cada uma delas.

Atleta na modalidade de corte em altura

Corte em altura

Esta modalidade envolve duas tábuas de madeira, chamadas trampolins; estas têm de ser fixadas em "nichos" que os concorrentes vão abrindo num tronco ao alto. Têm de ficar de pé em cima dos trampolins encaixados nos nichos para alcançar e cortar um toro (de 27 cm de diâmetro) fixado no topo do tronco, a uma altura aproximada de 2,80 m; os principiantes usam apenas um trampolim, por isso o tronco não é tão alto. O corte em altura é também considerada a modalidade suprema, porque se baseia não apenas numa técnica precisa e na força do concorrente, mas também no equilíbrio e na habilidade.

Thomas Hofbauer a competir no corte vertical

Corte vertical

Esta modalidade simula o abate de uma árvore com um machado. Um toro fixado na vertical (diâmetro 30 cm – 27 cm para principiantes) tem de ser cortado dos dois lados o mais rapidamente possível. Nesta modalidade, o segredo para o sucesso são os golpes de machado precisos, bem como um movimento de balanço poderoso.

Peter Bauer a competir no corte horizontal

Corte horizontal

Esta modalidade baseia-se na técnica subjacente ao corte com machado de uma árvore já abatida. Os atletas ficam de pé sobre um toro de 32 cm (de 30 cm para principiantes) de espessura fixado na horizontal, que tem de ser cortado com um machado. O bloco tem de ser cortado dos dois lados; o corte apenas de um dos lados leva à desqualificação.

O recordista alemão, Dirk Braun, a competir em corte em velocidade

Corte em velocidade

Nesta modalidade, todos os atletas utilizam a MS 661 C-M, uma motosserra STIHL de padrão industrial na classe de cilindrada 90+. Têm de usar um corte ascendente e um corte descendente para serrar duas "bolachas", discos de madeira, a partir de um toro com 40 cm de diâmetro, cortando no máximo 10 cm do comprimento do tronco durante o processo. Este evento requer que os concorrentes apliquem a combinação certa de pressão e velocidade ao serrar a madeira.

Lars Seibert a competir em serra manual

Serra manual  

Usando uma serra manual de dois metros de comprimento, os concorrentes têm de cortar um disco a partir de um toro fixado na horizontal (46 cm de diâmetro – 40 cm para principiantes). O ritmo e a técnica são críticos para conseguir um bom tempo inferior a 15 segundos.

 Robert Ebner da Alemanha a competir em corte com protótipo

Corte com protótipo

As serras transformadas são motosserras extremamente potentes e especialmente preparadas para competição. Nesta modalidade, o objetivo é utilizar uma serra de competição para cortar três rodelas o mais rapidamente possível, a partir de um comprimento de 15 cm marcado num toro fixado na horizontal (46 cm de diâmetro). O principal desafio aqui reside na gestão precisa da tremenda potência de uma motosserra que debita até 80 CV. Com uma velocidade de corrente de cerca de 240 km/h e um peso aproximado de 27 kg, esta máquina coloca enormes exigências aos concorrentes. Os melhores desempenhos de sempre na modalidade de corte com protótipo são todos inferiores a seis segundos.

Para mais informações sobre os recordes atuais da STIHL TIMBERSPORTS® consulte a nossa base de dados.