STIHL M-Tronic: um arranque sempre otimizado

O sistema de gestão do motor STIHL M-Tronic regula o ponto de ignição e a alimentação de combustível para garantir um arranque sempre fiável da sua máquina.

MS 261 C-M in use

M-Tronic: funcionamento fiável sem falhas

Quer esteja a iniciar o trabalho, a trabalhar há algum tempo ou a retomar o trabalho com a sua motosserra STIHL após uma pausa, com o M-Tronic pode contar com um arranque perfeito e o máximo desempenho imediato. O sistema de gestão do motor garante uma regulação eletrónica precisa do ponto de ignição e da dosagem do combustível, considerando até mesmo fatores externos, tais como a temperatura, a altitude e a qualidade do combustível. Isto significa que pode concentrar-se totalmente no seu trabalho, tendo a certeza de que a sua máquina STIHL terá o melhor desempenho possível logo desde o início.

Visão detalhada dos componentes do sistema STIHL M-Tronic

I-MS261CM_ANWENDUNG-IM-010
MS 261 C-M (Light 04 bar)

As suas vantagens com o STIHL M-Tronic

Arranque simples

Com o STIHL M-Tronic, pode atingir a velocidade máxima de imediato. A quantidade de combustível necessária é calculada com precisão pelo sistema e fornecida em função da necessidade.

Basta definir uma vez e está pronto para começar

O M-Tronic regula a quantidade de combustível no carburador para todos os estados de funcionamento, incluindo o arranque, ralenti, aceleração parcial e total – por via eletrónica, de forma automática e adaptada aos fatores externos. Para que possa tirar o máximo proveito do sistema M-Tronic, o seu concessionário STIHL local terá todo o gosto em ajudá-lo a calibrar as definições antes de utilizar a máquina pela primeira vez.

Sempre o máximo desempenho do motor

Com base na temperatura e velocidade do motor, a unidade de comando M-Tronic verifica continuamente o estado de funcionamento da sua motosserra e regula a alimentação de combustível de forma adequada, de modo a obter sempre o melhor desempenho possível do motor.

Aceleração excecional

Graças à regulação eletrónica do ponto de ignição e da dosagem de combustível, as máquinas com M-Tronic aceleram de forma rápida e espontânea – mesmo após um arranque a frio.

Função de memória

O STIHL M-Tronic guarda as definições da última utilização da sua máquina – independentemente do tempo que tenha decorrido – e recupera-as quando voltar a ligar a sua motosserra. Por isso, quando as condições externas forem idênticas, o máximo desempenho do motor estará disponível imediatamente após o arranque.

Calibração do STIHL M-Tronic

Para garantir que a sua máquina M-Tronic funciona da forma mais eficaz possível, há uma medida a tomar: peça ao seu concessionário STIHL para calibrar o M-Tronic na sua máquina antes de a utilizar. O sistema de gestão do motor só terá o melhor desempenho possível depois de configurado corretamente. Se a sua máquina estiver equipada com o M-Tronic 3.0, ser-lhe-á ainda mais fácil calibrá-lo – o nosso vídeo mostra-lhe como.

STIHL M-Tronic 3.0: calibração por parte do cliente

Se houver uma alteração de altitude, ou após longos períodos no regime de aceleração parcial, o rendimento da motosserra pode não atingir o máximo esperado. Se estiver a trabalhar há muito tempo e reparar que o rendimento da motosserra diminuiu, as motosserras que estejam equipadas com o sistema STIHL M-Tronic 3.0 oferecem a opção de otimizar o desempenho através da calibragem por parte do cliente. Ao fazê-lo, poderá obter o rendimento total logo desde o primeiro corte e manter esse rendimento por longos períodos.

Como calibrar a sua motosserra STIHL com M-Tronic 3.0: primeiro, deixe-a aquecer brevemente. Em seguida, desligue-a, acione o travão da corrente e desloque o interruptor para a posição de arranque a frio (▴). A seguir, ligue a motosserra e deixe-a funcionar entre 30 e 45 segundos, não mais. Solte o travão da corrente e acione o acelerador a fundo. Enquanto mantém o acelerador acionado, a motosserra primeiro acelerará até um regime de velocidade de cerca de 10 000 rotações e depois para o regime de velocidade máximo de cerca de 14 000 rotações. Assim que a velocidade voltar a diminuir automaticamente, a calibragem estará concluída e poderá tirar o dedo do acelerador. O STIHL M-Tronic 3.0 terá agora adaptado a sua motosserra na perfeição à altitude, temperatura e qualidade de combustível atuais.

As instruções sobre como fazê-lo também se encontram disponíveis no nosso vídeo sobre este tópico.

Reset do M-Tronic STIHL

Se verificar que ocorrem problemas durante o funcionamento da sua máquina STIHL com M-Tronic, o seu concessionário pode aceder rápida e facilmente à informação da sua máquina, diagnosticar problemas e fazer um reset. No entanto, se assim preferir, também pode fazer um reset "na árvore” por meios próprios: faça 5 cortes transversais uniformes num tronco com cerca de 30 cm de diâmetro, com a sua motosserra a uma velocidade entre 8001 e 11 201 rpm.

Resumo: STIHL M-Tronic 

  • O STIHL M-Tronic é um sistema de gestão do motor que regula com precisão o ponto de ignição e a dosagem de combustível
  • Os sensores no motor asseguram a alta precisão
  • Com o STIHL M-Tronic obtém sempre o melhor desempenho do motor, onde quer que esteja a trabalhar
  • A função de memória guarda as definições utilizadas mais recentemente e aplica-as aquando do arranque do motor
  • Depois de calibrado, o STIHL M-Tronic assegura o funcionamento mais eficaz possível do seu motor
  • Uma gama de produtos STIHL está equipada com o M-Tronic