Usar uma motosserra para cortar a sua própria lenha é certamente mais divertido do que comprar toros, além de também poder ser mais barato e sustentável. Fique com as nossas dicas sobre como cortar lenha como motossera e tire o máximo partido da sua motosserra STIHL.
15.02.2022
Quer seja para uma lareira no inverno ou para animar as noites de verão à volta de uma lareira de jardim, cortar a sua própria lenha é muito gratificante se o puder fazer. É claro que pode dispor à vontade das árvores abatidas no seu jardim e no seu terreno; usá-las para lenha é uma opção sustentável.
O nosso guia explica a melhor forma de utilizar a sua motosserra STIHL para cortar lenha de forma segura e eficiente.
Para começar a transformar uma árvore abatida em lenha, recomendamos que corte toda a madeira em pedaços de um metro de comprimento, mais fáceis de trabalhar. Isto pode ser feito diretamente no local onde a árvore foi abatida, se tiver autorização para isso. Pode cortar estando a madeira diretamente no chão, se for suficientemente plana, ou com um cavalete feito rapidamente por si.
Se o tronco estiver na horizontal em chão plano, na floresta ou no relvado do seu jardim, pode usar a motosserra para cortar o tronco diretamente no chão – embora deva impedir a motosserra de tocar no chão, já que isso irá tornar romba a corrente. Mas, a primeira coisa a fazer antes de cortar lenha com a motosserra é impedir que o tronco resvale. Faça isso fixando o tronco com cunhas ou pedaços de madeira mais pequenos.
Cortar com ferramentas potentes é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a sua motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Consulte o manual de operação do seu produto para mais informações. Antes de usar a sua motosserra pela primeira vez, familiarize-se completamente com a ferramenta e certifique-se de que esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu revendedor STIHL terá todo o gosto em preparar a sua ferramenta para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.
Antes de cortar a madeira para o comprimento necessário, tem de marcar o ponto de corte com a motosserra. Para isso, pode usar uma fita métrica florestal e fazer marcas com intervalos de 1 m com giz PRO Marker ou ECO Marker Spray.
ha a motosserra a funcionar devagar e coloque-a na primeira marca. Comece a cortar. O corte deve atravessar cerca de ¾ do diâmetro do tronco – não corte completamente para evitar serrar no chão, o que danifica a corrente da motosserra. Repita o processo em todos os pontos marcados.
Vire o tronco ao contrário – uma alavanca de abate poderá ser útil. Antes de continuar a trabalhar, não se esqueça de proteger o tronco para não resvalar.
Termine os cortes que começou no lado oposto. Os seus pedaços de madeira de um metro de comprimento estão prontos para se transformarem em lenha.
Se a superfície do chão não for adequada para trabalhar diretamente nele, pode precisar de algum tipo de cavalete para motosserra (muitas vezes também chamado de suporte de motosserra) para o ajudar: isto não só protege a corrente da serra, como também as costas, pois significa que estará a trabalhar a uma altura ergonomicamente adequada. Pode cortar rapidamente um suporte para cortar lenha com motosserra a partir de outro pedaço de madeira. Certifique-se sempre de que qualquer madeira que esteja a cortar com uma motosserra está bem fixa e não pode resvalar.
Para fazer o seu cavalete para motosserra, comece por utilizar a serra para cortar um V a partir de um tronco. A largura do V cortado deve ser igual ao diâmetro do tronco que está a cortar para lenha.
Posicione o cavalete para serrar lenha de forma estável e coloque um tronco no V. Uma tenaz de arraste pode facilitar-lhe o trabalho. O tronco deve ficar bem encaixado no entalhe, sem folgas – pode ainda fixá-lo com calços ou pedaços pequenos de madeira, se necessário.
Com a corrente da serra a funcionar devagar, pode agora cortar nos pontos assinalados. Certifique-se de que a peça de madeira serrada não lhe cai em cima dos pés!
Se necessário, reposicione a madeira no sentido do comprimento no cavalete. Continue a serrar até ter cortado todos os pedaços.
É provável que pedaços de madeira de um metro de comprimento não caibam na sua lareira, e os troncos mais grossos tenham de ser rachados para facilitar a utilização – seja como for, os pedaços de lenha mais pequenos secam sempre melhor do que os troncos grandes. Isto é importante, pois a madeira húmida queima menos facilmente e liberta fuligem e fumo. Por isso, geralmente é preferível cortar lenha em pedaços mais pequenos.
Pode fender rapidamente a madeira no sentido longitudinal com uma cunha de rachar em vez de uma motosserra para cortar. Comece por proteger o pedaço para não resvalar.
Divida o tronco em dois com uma cunha de rachar. Fazer um entalhe com a sua motosserra facilita a inserção da cunha. Depois vá batendo até a madeira se rachar. Dependendo da espessura do tronco, poderá ter de dividir as metades novamente em quartos.
As toras criadas desta forma podem ser posteriormente processadas no cavalete em pedaços úteis de lenha.
Ao queimar madeira, esta só liberta a mesma quantidade de dióxido de carbono que a árvore absorveu durante o seu crescimento – o que significa que, se gerar calor utilizando madeira, sabe que se trata de um método neutro em carbono.
É melhor usar um cavalete para processar pedaços de madeira rachada e ramos mais pequenos para os transformar em lenha. Um cavalete para motossera ajuda-o a preparar-se com segurança e também lhe oferece a maior comodidade de trabalho possível para cortar a lenha.
Coloque um pedaço de madeira no cavalete e prenda-o com uma fita de borracha ou uma corrente. Está agora preparado para a fase final da transformação de madeira em lenha. É frequente os ramos muito redondos girarem no cavalete, mesmo com uma fita de borracha. Se isto acontecer, oriente a motosserra na madeira recorrendo a encostos de garras. Isto ajudá-lo-á a fixar e a cortar até os ramos mais difíceis.
Ligue a motosserra em segurança e comece a cortar.
Com o cavalete preparado, pode agora usar uma motosserra para serrar pedaços lenha, um a um, de forma profissional. Esta é a melhor forma de cortar lenha com uma motossera.
Antes de a lenha estar pronta a queimar, precisa de secar durante cerca de dois anos, período durante o qual deve ser guardada corretamente para secar bem. Empilhe os troncos individuais de forma a que o ar possa circular entre eles e proteja a madeira da chuva e da humidade.
Com a Rapid Duro 3, a STIHL lançou no mercado uma corrente com pontas de metal duro para motosserras de média potência. Os seus dentes são incomparáveis, mesmo no caso de madeira suja ou particularmente dura. Também se mantém afiada durante até dez vezes mais tempo do que as correntes de serra standard.
Para cortar lenha em matas e habitats naturais, só devem ser usados lubrificantes para correntes, líquidos hidráulicos e misturas de combustível alquilado rapidamente biodegradáveis. Quando terminar, deve levar consigo os recipientes vazios e eliminá-los de forma adequada.
Do tronco da árvore à prática lenha em três passos: cortar o tronco para um metro de comprimento, rachá-lo e cortar a madeira dividida em práticos pedaços de lenha no cavalete
Dependendo do solo e da tarefa, pode trabalhar diretamente no chão, num cavalete ou num cavalete feito por si
É necessário equipamento de proteção individual para cortar lenha com uma motosserra
A recolha de madeira numa floresta requer autorização ou uma licença do proprietário e pode estar sujeita a restrições
Se tiver alguma dúvida, o melhor é contactar a Comissão Florestal