A sua motosserra a gasolina funciona com uma mistura de combustível composta por gasolina e óleo de motor. O uso de ingredientes de alta qualidade faz toda a diferença.
03.09.2024
Dado que a mistura de combustível propulsiona o motor, não é de admirar que a mistura certa seja crucial: os combustíveis inadequados e as proporções de mistura erradas podem causar danos graves, levando à avaria do pistão, desgaste excessivo e, por conseguinte, uma vida útil mais curta. Recomendamos a seguinte proporção de mistura para motosserras STIHL com motores 2-MIX e 4-MIX:
1:50 = 1 parte de óleo + 50 partes de gasolina
Pode obter uma relação de mistura de gasolina para motosserra de 1:50, por exemplo, misturando 5 l de gasolina e 0,1 l (100 ml) de óleo.
A gasolina a usar na sua mistura de gasolina para motosserra tem de ter um índice de octanas (RON) mínimo de 90. A gasolina que está amplamente disponível nas bombas de gasolina portuguesas é sem chumbo e tem um índice de 95/98 RON, sendo melhor para a saúde dos utilizadores e para o ambiente. Utilize combustível de alta qualidade para obter o melhor desempenho.
Utilize apenas óleo de alta qualidade para os motores a 2 tempos, devendo este cumprir os requisitos de classificação TC. Recomendamos o óleo para motores a 2 tempos STIHL, especialmente formulado para máquinas STIHL, que prolongará a vida útil da sua motosserra. Os produtos de qualidade inferior podem danificar o motor, os anéis vedantes e o depósito de combustível da sua máquina.
Prepare a sua mistura de gasolina para motosserra num recipiente aprovado para utilização com combustíveis – a STIHL vende jerricans duplos que são ideais. Deite primeiro o óleo e depois a gasolina; vede o jerrican e agite-o bem para fazer a mistura de combustível. Agora, a mistura de gasolina para motosserra está pronta a utilizar na sua motosserra. Tenha cuidado ao abrir o recipiente para o caso de se ter acumulado pressão no interior.
A forma mais fácil de dar o melhor tratamento às suas máquinas é optar pelo combustível STIHL MotoMix, uma mistura de gasolina para motosserra pré-misturada especialmente formulada para as nossas máquinas, que garante um elevado desempenho e uma longa vida útil.
A gasolina que contém até 5% ou 10% de etanol é geralmente adequada para utilização em todas as motosserras e máquinas STIHL, bem como em máquinas de jardinagem STIHL com motores Briggs & Stratton, Kawasaki e Kohler.
Poderá ser necessário afinar o carburador para compensar a modificação da composição do combustível. Neste caso, recomendamos que consulte um concessionário STIHL.
E10 designa gasolina que contém até 10% de etanol. A gasolina de qualidade premium tem uma concentração máxima de etanol de 5%.
Cuidado: a gasolina é extremamente inflamável, por isso, ao manusear a mistura de gasolina para motosserra e ao reabastecer a sua motosserra, deve manter uma distância segura de qualquer chama aberta, evitar derramar combustível e não fumar. O reabastecimento deverá ser efetuado a, pelo menos, 3 metros da área de trabalho na qual irá pôr a sua motosserra a trabalhar.
Quando dá muito uso à motosserra, o depósito de combustível rapidamente fica vazio, no entanto, nos meses, em que se dá menos uso à motosserra, é possível que o depósito fique com mistura de combustível por longos períodos. Durante estes períodos, é provável que qualquer mistura de gasolina para motosserra num recipiente, depósito de combustível ou carburador seja contaminada pelo oxigénio e pela humidade do ar. Isto é algo que pode ser prejudicial para a mistura de gasolina para motosserra, uma vez que pode afetar a composição dos combustíveis comerciais, podendo atacar e até eliminar os aditivos do fabricante, tais como antioxidantes ou produtos de proteção anticorrosão. Estes componentes aditivos ajudam a melhorar as propriedades do combustível.
O armazenamento prolongado pode também levar à formação de uma "goma” resinosa, que é um resíduo deixado pelo combustível quando este se evapora. Esta goma no combustível pode provocar sedimentações na câmara de combustão do motor da motosserra, bem como fazer com que os injetores e os filtros de combustível fiquem colados e obstruídos.
Na mistura de combustível para motores a 2 tempos contendo etanol, o óleo e a gasolina podem separar-se rapidamente, uma vez que a humidade do ar se liga ao etanol e desce até ao fundo da mistura. Posto isto, a STIHL recomenda que as misturas de combustível para motores de motosserras a 2 tempos não sejam armazenadas durante mais de 30 dias, de modo a minimizar esse fenómeno de separação.
Preste atenção à separação na sua mistura de gasolina para motosserra
Assim que ocorrer a separação, a sua mistura de combustível deixa de assegurar uma distribuição uniforme do óleo por todo o motor a 2 tempos, não havendo, assim, certeza de que o motor fique devidamente lubrificado. A lubrificação e a refrigeração insuficientes podem causar problemas de funcionamento da sua motosserra, ou até mesmo a avaria do pistão. Uma mistura de gasolina para motosserra separada deixa de ser considerada um produto homogeneamente misturado, mesmo que a volte a agitar vigorosamente.
Se o seu depósito de combustível tiver uma mistura de gasolina para motosserra incorreta, não use a motosserra – mesmo que seja por um curto período de tempo. Utilize um funil para esvaziar o depósito e verter o combustível incorreto para um recipiente seguro e, em seguida, encha o depósito com a mistura de combustível correta. Embora isto seja geralmente suficiente para solucionar o problema, se verificar que a motosserra não arranca, poderá ser necessário limpar também a vela de ignição.
Aqui pode descarregar em qualquer altura o manual de operação da sua motosserra STIHL.