Qual é a melhor mistura de gasolina para motosserra?

A sua motosserra a gasolina funciona com uma mistura de combustível composta por gasolina e óleo de motor. O uso de ingredientes de alta qualidade faz toda a diferença.

Battery, Petrol, Electric, Private users, Private, leisure gardeners, occasional users, Occasional users/semi-professionals, Professional users, Pro, professional, Workshop, MotoMix fuel mixture 5 liter, BioPlus chain oil 3 liter, Combination canister transparent

A importância de usar a mistura de gasolina para motosserra certa

Dado que a mistura de combustível propulsiona o motor, não é de admirar que a mistura certa seja crucial: os combustíveis inadequados e as proporções de mistura erradas podem causar danos graves, levando à avaria do pistão, desgaste excessivo e, por conseguinte, uma vida útil mais curta. Recomendamos a seguinte proporção de mistura para motosserras STIHL com motores 2-MIX e 4-MIX:

Se estiver a misturar o combustível para a sua motosserra

1:50 = 1 parte de óleo + 50 partes de gasolina

Pode obter uma relação de mistura de gasolina para motosserra de 1:50, por exemplo, misturando 5 l de gasolina e 0,1 l (100 ml) de óleo.

Gasolina

A gasolina a usar na sua mistura de gasolina para motosserra tem de ter um índice de octanas (RON) mínimo de 90. A gasolina que está amplamente disponível nas bombas de gasolina portuguesas é sem chumbo e tem um índice de 95/98 RON, sendo melhor para a saúde dos utilizadores e para o ambiente. Utilize combustível de alta qualidade para obter o melhor desempenho.

Óleo de motor

Utilize apenas óleo de alta qualidade para os motores a 2 tempos, devendo este cumprir os requisitos de classificação TC. Recomendamos o óleo para motores a 2 tempos STIHL, especialmente formulado para máquinas STIHL, que prolongará a vida útil da sua motosserra. Os produtos de qualidade inferior podem danificar o motor, os anéis vedantes e o depósito de combustível da sua máquina.

Como fazer a sua própria mistura de gasolina para motosserra

Prepare a sua mistura de gasolina para motosserra num recipiente aprovado para utilização com combustíveis – a STIHL vende jerricans duplos que são ideais. Deite primeiro o óleo e depois a gasolina; vede o jerrican e agite-o bem para fazer a mistura de combustível. Agora, a mistura de gasolina para motosserra está pronta a utilizar na sua motosserra. Tenha cuidado ao abrir o recipiente para o caso de se ter acumulado pressão no interior. 

O combustível certo – sem qualquer mistura

A forma mais fácil de dar o melhor tratamento às suas máquinas é optar pelo combustível STIHL MotoMix, uma mistura de gasolina para motosserra pré-misturada especialmente formulada para as nossas máquinas, que garante um elevado desempenho e uma longa vida útil.

Imagem ampliada de uma motosserra a ser abastecida com uma mistura de gasolina para motosserra com um jerrican duplo

Utilização de gasolina E10

A gasolina que contém até 5% ou 10% de etanol é geralmente adequada para utilização em todas as motosserras e máquinas STIHL, bem como em máquinas de jardinagem STIHL com motores Briggs & Stratton, Kawasaki e Kohler.

Afinação do carburador para E10

Poderá ser necessário afinar o carburador para compensar a modificação da composição do combustível. Neste caso, recomendamos que consulte um concessionário STIHL.

O que é E10?

E10 designa gasolina que contém até 10% de etanol. A gasolina de qualidade premium tem uma concentração máxima de etanol de 5%.

Lista de verificação: misturar o seu próprio combustível para motosserras

  • Utilize o óleo para motores a 2 tempos STIHL ou um óleo para motores a 2 tempos com classificação TC de boa qualidade.
  • Misture o óleo e a gasolina numa relação de 1:50.
  • Verta ambas as substâncias para um recipiente aprovado para combustíveis e agite o recipiente para as misturar.
  • Abra o recipiente cuidadosamente e abasteça a sua motosserra com a mistura de combustível.
  • Abaixo, encontrará alguns conselhos sobre o abastecimento do depósito.

Lista de verificação: reabastecer a sua motosserra

Uma motosserra STIHL MS 441 a ser abastecida a partir de um jerrican duplo com uma mistura de gasolina para motosserra

    Cuidado: a gasolina é extremamente inflamável, por isso, ao manusear a mistura de gasolina para motosserra e ao reabastecer a sua motosserra, deve manter uma distância segura de qualquer chama aberta, evitar derramar combustível e não fumar. O reabastecimento deverá ser efetuado a, pelo menos, 3 metros da área de trabalho na qual irá pôr a sua motosserra a trabalhar.

  • Antes de abastecer o depósito de combustível, desligue o motor por completo; não o abasteça enquanto o motor estiver quente, dado que existe o risco de incêndio se a mistura de gasolina para motosserra for derramada.
  • Abra cuidadosamente a tampa do depósito para que qualquer pressão excessiva se dissipe gradualmente e certifique-se de que não sai combustível do depósito.
  • Só deve abastecer o depósito da motosserra em espaços bem ventilados.
  • Quando abastecer o depósito de combustível, tenha cuidado para não derramar a mistura de gasolina para motosserra no solo nem na sua roupa. Se derramar algum combustível, limpe imediatamente a máquina e mude de roupa.

Video: como abastecer uma motosserra com mistura de combustível

Por que deve utilizar a mistura de gasolina para motosserra rapidamente

Quando dá muito uso à motosserra, o depósito de combustível rapidamente fica vazio, no entanto, nos meses, em que se dá menos uso à motosserra, é possível que o depósito fique com mistura de combustível por longos períodos. Durante estes períodos, é provável que qualquer mistura de gasolina para motosserra num recipiente, depósito de combustível ou carburador seja contaminada pelo oxigénio e pela humidade do ar. Isto é algo que pode ser prejudicial para a mistura de gasolina para motosserra, uma vez que pode afetar a composição dos combustíveis comerciais, podendo atacar e até eliminar os aditivos do fabricante, tais como antioxidantes ou produtos de proteção anticorrosão. Estes componentes aditivos ajudam a melhorar as propriedades do combustível.

Depósitos resinosos

O armazenamento prolongado pode também levar à formação de uma "goma” resinosa, que é um resíduo deixado pelo combustível quando este se evapora. Esta goma no combustível pode provocar sedimentações na câmara de combustão do motor da motosserra, bem como fazer com que os injetores e os filtros de combustível fiquem colados e obstruídos.

Evite armazenar a mistura de combustível para motores de motosserras a 2 tempos durante mais de 30 dias

Na mistura de combustível para motores a 2 tempos contendo etanol, o óleo e a gasolina podem separar-se rapidamente, uma vez que a humidade do ar se liga ao etanol e desce até ao fundo da mistura. Posto isto, a STIHL recomenda que as misturas de combustível para motores de motosserras a 2 tempos não sejam armazenadas durante mais de 30 dias, de modo a minimizar esse fenómeno de separação.

Preste atenção à separação na sua mistura de gasolina para motosserra

Assim que ocorrer a separação, a sua mistura de combustível deixa de assegurar uma distribuição uniforme do óleo por todo o motor a 2 tempos, não havendo, assim, certeza de que o motor fique devidamente lubrificado. A lubrificação e a refrigeração insuficientes podem causar problemas de funcionamento da sua motosserra, ou até mesmo a avaria do pistão. Uma mistura de gasolina para motosserra separada deixa de ser considerada um produto homogeneamente misturado, mesmo que a volte a agitar vigorosamente.

Utilizei o combustível errado na minha motosserra; o que devo fazer?

Se o seu depósito de combustível tiver uma mistura de gasolina para motosserra incorreta, não use a motosserra – mesmo que seja por um curto período de tempo. Utilize um funil para esvaziar o depósito e verter o combustível incorreto para um recipiente seguro e, em seguida, encha o depósito com a mistura de combustível correta. Embora isto seja geralmente suficiente para solucionar o problema, se verificar que a motosserra não arranca, poderá ser necessário limpar também a vela de ignição.

Manuais de operação para motosserras STIHL

Aqui pode descarregar em qualquer altura o manual de operação da sua motosserra STIHL.

Resumo: mistura de gasolina para motosserra

  • Certifique-se sempre de que os componentes da sua mistura de óleo para motosserra e gasolina são de boa qualidade.
  • Certifique-se de que utiliza a relação de mistura correta: para motores a 2 tempos: 1 parte de óleo de motor para 50 partes de gasolina.
  • A gasolina E10 pode ser usada em máquinas STIHL e VIKING.
  • Os períodos de armazenamento podem variar em função da mistura. Uma mistura feita pelo próprio utilizador pode já não ser adequada para utilização após 30 dias de armazenamento.
  • A escolha segura e óbvia é utilizar o STIHL MotoMix pré-misturado para a sua motosserra.