Como ligar uma motosserra STIHL

Como ligar a sua motosserra a gasolina STIHL – descrevemos as técnicas e as considerações de segurança, com guias em vídeo claros com instruções de arranque.

I-MS180CBE_ANWENDUNG-IM-002

Antes de ligar a sua motosserra STIHL

Antes de poder ligar a sua motosserra a gasolina, precisa de se certificar de que tem uma área segura para a utilizar. 

Preparar um espaço para trabalhar com a motosserra

  • As motosserras a gasolina começam a gerar emissões tóxicas a partir do momento em que o motor arranca. Estes gases podem ser inodoros e invisíveis, por isso é importante usar a sua motosserra apenas no exterior ou em espaços interiores bem ventilados. Um espaço fechado não é um ambiente seguro para trabalhar com a sua motosserra STIHL.
  • Verifique o chão da sua área de trabalho: terreno irregular e cascas de árvores frescas podem fazê-lo tropeçar, tal como superfícies escorregadias, molhadas, com neve, geladas ou inclinadas.
  • Mantenha outras pessoas, especialmente crianças, afastadas da sua área de trabalho.
MS 261 C-M (Light 04 bar)

É importante ter estas considerações de segurança em mente antes de começar a trabalhar com a sua motosserra STIHL:

  • A gasolina pode ser extremamente perigosa, por isso, assegure-se de que o local de reabastecimento está a, pelo menos, 3 metros de distância de qualquer local em que esteja a usar a sua motosserra STIHL.
  • Inspecione cuidadosamente a sua área de trabalho e esteja atento a eventuais obstáculos. Mantenha um caminho de fuga desimpedido para qualquer situação de emergência. Superfícies escorregadias, irregulares ou geladas podem ser perigosas. Por isso, tente evitá-las, se possível.
  • Certifique-se de que não existem pessoas demasiado perto de si ao trabalhar com a motosserra. Por outro lado, nunca deve trabalhar sozinho e deve garantir que consegue ser ouvido se precisar de pedir ajuda.
Petrol, Professional users, Pro, professional, Forestry workers, Forest management, forestry, foresters, Forest, Woods, Jacket, Trousers, ADVANCE X-Vent jacket, ADVANCE X-FLEX trousers, Helmet set, FUNCTION Universal, Protective gloves, ADVANCE Ergo MS protective gloves, Forest tape measure, Tool storage, Leather belts, Chalk holder

Passos de arranque para uma motosserra a gasolina STIHL

Assegurou-se de que a sua área de trabalho é segura, por isso, agora está na altura de começar a utilizar a serra. Os passos abaixo mostram-lhe todo o processo de arranque da sua motosserra STIHL, mas também deve consultar sempre as informações de segurança nas suas instruções de operação.

Siga as instruções apropriadas para a sua motosserra STIHL: providenciamos passos para dar arranque a uma motosserra sem M-Tronic, bem como as instruções de que necessita se tiver uma máquina M-Tronic.

Embora as instruções dadas sejam para iniciar a sua motosserra em terreno plano, podem ser adaptadas se arbustos grossos ou neve tornarem o arranque no chão impraticável: em vez disso, pode prender a sua motosserra STIHL entre as pernas, acima do joelho, para a ligar e saltar os passos irrelevantes.

Como ligar uma motosserra STIHL sem M-Tronic

I-MS261CM_ANWENDUNG-IM-001

Como ligar uma motosserra STIHL com M-Tronic

I-MS261CM_ANWENDUNG-IM-003

ErgoStart e STIHL ElastoStart facilitam o arranque

Além do sistema M-Tronic, a STIHL oferece outras funcionalidades que também facilitam o arranque da sua motosserra: O STIHL ErgoStart reduz a quantidade de potência necessária para o arranque e a pega amortecedora de impactos STIHL ElastoStart torna o processo de arranque mais suave, sem picos de carga súbitos.

NOTA

Estas instruções destinam-se a complementar as instruções de operação da sua motosserra STIHL. Os vídeos mostram apenas uma motosserra a título exemplificativo; outras motosserras podem ter comandos diferentes. Familiarize-se com a sua motosserra antes de a utilizar e leia as instruções de operação na íntegra. Contacte diretamente o seu Concessionário STIHL se tiver alguma dúvida.

Resumo: como ligar uma motosserra a gasolina STIHL

  • A forma correta de ligar uma motosserra STIHL pode variar dependendo do modelo
  • Antes de ligar a máquina, deve ler cuidadosamente as instruções de operação
  • Para ligar uma motosserra STIHL em segurança, pode optar entre o arranque no chão e o arranque prendendo entre as pernas
  • Precisa de menos passos para ligar uma motosserra com M-Tronic – por exemplo, não é necessário puxar a corda de arranque uma segunda vez
  • Não comece a trabalhar com a sua motosserra até ter concluído com sucesso a sequência de arranque. No caso de arranque no chão, não pegue na motosserra até esta estar a funcionar corretamente
  • Se, apesar de seguir estas instruções, a sua motosserra não pega corretamente, recomendamos que contacte um Concessionário STIHL