Torne esta cadeira de toro numa peça de mobiliário funcional, que não só mostra as suas competências com a motosserra, como também dá um toque de charme a um espaço de habitação.
28.06.2021
Fazer uma cadeira rústica requer algum tempo e paciência; se for experiente neste tipo de trabalho com motosserra, espere passar um dia inteiro neste projeto. A boa notícia é que este design se destina a uma cadeira de madeira maciça, totalmente serrada a partir de um único toro – por isso, não precisa de parafusos, cola ou martelo.
Trabalhe de forma rápida e eficiente. Mesmo que seja apenas um utilizador de motosserras amador, a STIHL oferece uma vasta gama de motosserras compactas adequadas para projetos de bricolage.
O ideal, é a guia da sua motosserra ser cerca de dez centímetros mais comprida do que o diâmetro do tronco. Assim só precisa de serrar de um lado e não dos dois.
As diferentes variedades de madeira têm realmente as suas particularidades e, uma vez que está a criar uma peça que se pretende que seja decorativa e funcional, deve escolher um material que seja apelativo para si. Madeiras duras resistentes aos elementos atmosféricos, como o carvalho ou a robinia, são ideais para um visual particularmente rústico, mas madeiras mais macias, como o pinho, também seriam uma opção. Note que a madeira conífera pode segregar resina.
Dica: usar um toro da base do tronco
Qualquer que seja o tipo de madeira que escolha, recomendamos que utilize uma secção inferior do tronco com o colo da raiz intacto; isto significa que o tronco é ligeiramente mais largo em direção à base, o que tornará a sua cadeira mais estável.
Dica: toro sem casca ou ao natural?
Pode utilizar um toro com ou sem casca para fazer a sua cadeira. Se preferir o visual com casca, escolha uma árvore acabada de abater para garantir que a casca continua bem fixa.
Se preferir remover primeiro a casca do seu toro, pode utilizar um ferro descascador STIHL.
Com todos os materiais no lugar, pode começar a fazer a sua cadeira de toro rústica. Certifique-se de que a sua área de trabalho é segura e de que tem espaço suficiente para evitar tropeçar e outros perigos.
Antes de poder pôr a sua motosserra a funcionar, precisa de fazer algumas medições e marcas com giz ou lápis como orientação quanto estiver a serrar.
A sua cadeira de toro irá ficar com uma secção recortada na parte de trás da base. Use um nível de bolha de ar para garantir que as suas marcas são precisas:
Um recorte frontal na base confere à sua cadeira de toro um visual mais leve e elegante.
Dica: A guia não pode tocar no chão ao serrar a parte da frente da base. Pode fazer o corte usando algo como uma palete de madeira para manter o toro afastado do chão ou fixando a madeira num cavalete antes de cortar.
Dica: Utilize o tramo inferior da corrente da serra – ou seja, a parte de baixo da guia – para fazer estes cortes de arredondamento. Se utilizar o tramo superior da corrente, existe o risco de se partir.
Já criou a inclinação básica das costas; acrescente uma ligeira curva para maior conforto e um melhor acabamento.