Como fazer cadeiras de toro?

Torne esta cadeira de toro numa peça de mobiliário funcional, que não só mostra as suas competências com a motosserra, como também dá um toque de charme a um espaço de habitação.

Exemplo de como fazer cadeiras de toro à frente de uma pilha de troncos de árvore

Fazer cadeiras de toro: preparação

Fazer uma cadeira rústica requer algum tempo e paciência; se for experiente neste tipo de trabalho com motosserra, espere passar um dia inteiro neste projeto. A boa notícia é que este design se destina a uma cadeira de madeira maciça, totalmente serrada a partir de um único toro – por isso, não precisa de parafusos, cola ou martelo.

Bricolage a todo o vapor

Madeira empilhada

Escolha a sua motosserra para fazer cadeiras de toro

Trabalhe de forma rápida e eficiente. Mesmo que seja apenas um utilizador de motosserras amador, a STIHL oferece uma vasta gama de motosserras compactas adequadas para projetos de bricolage.

Como fazer cadeiras de toro: dica para motosserra

A guia

O ideal, é a guia da sua motosserra ser cerca de dez centímetros mais comprida do que o diâmetro do tronco. Assim só precisa de serrar de um lado e não dos dois.

Uma motosserra a STIHL MS 261 a ser usada numa árvore abatida numa floresta para demonstrar como fazer cadeiras de toro

Selecionar a madeira

As diferentes variedades de madeira têm realmente as suas particularidades e, uma vez que está a criar uma peça que se pretende que seja decorativa e funcional, deve escolher um material que seja apelativo para si. Madeiras duras resistentes aos elementos atmosféricos, como o carvalho ou a robinia, são ideais para um visual particularmente rústico, mas madeiras mais macias, como o pinho, também seriam uma opção. Note que a madeira conífera pode segregar resina.

Dica: usar um toro da base do tronco

Qualquer que seja o tipo de madeira que escolha, recomendamos que utilize uma secção inferior do tronco com o colo da raiz intacto; isto significa que o tronco é ligeiramente mais largo em direção à base, o que tornará a sua cadeira mais estável.

Dica: toro sem casca ou ao natural?

Pode utilizar um toro com ou sem casca para fazer a sua cadeira. Se preferir o visual com casca, escolha uma árvore acabada de abater para garantir que a casca continua bem fixa.

Contudo, a madeira acabada de abater não está pronta a usar no imediato e deve ser secada antes de começar a trabalhar com ela. Quanto mais seca estiver a madeira, tanto melhor será para projetos de bricolage, porque significa que existe um risco menor de se formarem rachas mais tarde. A madeira pode ser armazenada durante vários anos para secar ou, para acelerar o processo, pode pedir a um carpinteiro para a secar numa câmara de secagem. Atenção: a madeira é um material natural e a casca pode sair do tronco durante o processo de secagem. Deverá ainda ter em conta o facto de nem sempre ser fácil fazer marcas na casca.

Se preferir remover primeiro a casca do seu toro, pode utilizar um ferro descascador STIHL.

Compromisso com a sua segurança: equipamento de proteção

A utilização de máquinas potentes na bricolage é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a sua motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Consulte o manual de operação do seu produto para mais informações. Familiarize-se inteiramente com a motosserra antes de a utilizar pela primeira vez e verifique se esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.


Ferramentas e materiais necessários

Madeira

  • Secção seca do tronco da árvore com cerca de 30 a 40 cm de diâmetro e 70 a 100 cm de comprimento

Ferramentas

  • Motosserra STIHL
  • Nível de bolha de ar
  • Metro desdobrável/Fita métrica
  • Rebarbadora
  • Giz
  • Ferro descascador STIHL
  • Equipamento de proteção individual
I-HOLZSTUHL_BAUEN-IM-001

 Como fazer cadeiras de toro: começar

Com todos os materiais no lugar, pode começar a fazer a sua cadeira de toro rústica. Certifique-se de que a sua área de trabalho é segura e de que tem espaço suficiente para evitar tropeçar e outros perigos.

Como lixar madeira maciça?

É essencial usar a lixa certa: uma lixa de alta qualidade sente-se afiada ao toque e mantém os grãos abrasivos quando a risca com as unhas. O papel de lixa castanho-avermelhado, que contém óxido de alumínio, é a melhor escolha para lixar madeira. Evite usar lixa de sílex, de esmeril ou de quartzo na madeira, pois desgasta-se rapidamente.
 
Uma lixa com uma granulometria de 80 a 120 é ótima para o primeiro lixamento para alisar a sua cadeira de toro. Deve continuar depois com uma lixa de granulometria 180 a 240 para o lixamento final. Lixe sempre a favor dos veios.

Resumo: como fazer cadeiras de toro

  • Encontre um toro adequado e retire a casca, caso prefira
  • Use uma motosserra com uma guia suficientemente comprida
  • Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a sua motosserra. Para mais informações, consulte as instruções de operação do seu produto
  • Utilize um nível de bolha de ar e uma régua para o ajudar a fazer marcações na madeira
  • Apoie o seu toro num suporte de madeira para fazer cortes longos para baixo para evitar bater no chão e danificar a sua motosserra
  • Utilize lixa de óxido de alumínio para lixar a cadeira
  • Por fim, trate a sua cadeira de toro com óleo de cera dura