A arte da escultura com motosserra

A escultura com motosserra, que começou por ser uma distração para os profissionais da madeira e é agora um passatempo popular. Também pode aprender a fazê-lo! Venha descobrir as maravilhas que pode fazer com motosserras STIHL.

Petrol, Petrol driven carving saw MS 170, Professional users, Pro, professional, Carvers, Carver, carving, Garden , Meadow, Trousers, ADVANCE X-TREEm trousers, Face/hearing protection, Concept 28 ear protectors, Safety glasses, professional, DYNAMIC Light Plus, Protective gloves, DYNAMIC Vent protective gloves

O que é a arte com motosserra?

A escultura com motosserra emergiu como uma nova forma de criar arte em madeira nos anos 50. A arte esculpida assenta na criação de objetos intrincados e peças de arte através do processo de corte e modelação de madeira. A arte com motosserra é exatamente igual – a diferença é que usa motosserras em vez de ferramentas manuais. No entanto, desengane-se se pensa que não há nada de sofisticado nisso, uma vez que os melhores artistas com uma motosserra podem transformar um tronco de árvore inteiro numa obra de arte impressionante. O método é simples quanto baste, por isso pode descobrir que, mesmo que comece apenas por esculpir uma simples estrela, antes de dar por isso já está a acrescentar os adornos finais a um dragão imponente ou a criar um sofisticado mobiliário exclusivo: com a escultura, as possibilidades criativas são ilimitadas.

Se já é um utilizador de motosserra experiente, deve apanhar rapidamente o jeito para a escultura. Até os principiantes podem aprender os princípios básicos da arte com motosserra começando por projetos simples.

Pré-requisitos para a escultura com motosserra

Antes de começar a esculpir, precisa de conseguir manusear uma motosserra de forma segura e adequada. Não desespere se ainda não trabalhou com uma motosserra, pois as técnicas básicas não são difíceis de aprender. Todos os escultores já foram principiantes!

Comece por obter o equipamento certo e procurar um projeto de escultura interessante e adequado para um principiante. Depois é altura de dar os primeiros passos e começar a esculpir com motosserra.

Um homem a usar uma motosserra STIHL MSE 193 CE para esculpir um pássaro de madeira - arte com motosserra

Equipamento de proteção individual para escultura com motosserra

Para começar a fazer os seus trabalhos com motosserra, mesmo que seja um amador, continua a ter de usar vestuário de proteção. Isto inclui calças com proteção anticorte, botas de proteção anticorte, proteção auditiva, óculos de proteção e luvas de um material robusto. Pode encontrar todos os detalhes nas instruções de operação da sua motosserra.

Uma pessoa a usar vestuário de proteção segura num coração esculpido em madeira – como esculpir com motossera

Escultura com motosserra para principiantes: inspiração e ideias

Como principiante na escultura com motosserra, deve procurar um projeto fácil para dar os primeiros passos. As formas geométricas e os objetos simples são ideais para praticar e permitem-lhe conhecer a sensação de trabalhar com a motosserra.

Para o inspirar, criámos instruções passo-a-passo para vários projetos de escultura.

Que motosserras são adequadas para a escultura com motosserra?

Um homem a usar uma motosserra STIHL MSE 193 CE para esculpir as asas numa ave de madeira – escultura com motossera
A escultura com motosserra baseia-se na abertura de cortes precisos, bem como na criação de padrões delicados e adornos. Este tipo de trabalhos com motosserra requer uma guia para esculpir e uma corrente de serra.
 
As guias para esculpir têm um ressalto extremamente baixo devido à sua ponta estreita; esta característica também lhe permite cortar pormenores muito apertados. As correntes da serra especiais para esculpir têm um topo do dente de corte encurtado, o que significa uma vibração mínima, e que faz a diferença quando se trabalha com maior precisão numa escultura de madeira, como o pelo, o bico e o focinho de um animal.

As serras para esculpir vêm já com o equipamento de corte certo.

Que tipo de madeira é indicado para a escultura com motosserra?

Há algumas coisas a considerar ao escolher a madeira, uma vez que ela contribui significativamente para a estética da sua escultura. Lembre-se de que, como a madeira é um material natural, a sua aparência muda ao longo do tempo. Se a sua obra de arte se destinar a exteriores, recomendamos que escolha tipos de madeira resistentes aos elementos atmosféricos, que não necessitem de proteção e tratamento especiais. Isto irá preservar melhor a estrutura e a cor da sua escultura de madeira, mesmo quando exposta aos elementos atmosféricos.

Uma série de tipos de madeira e as suas propriedades podem ser encontradas na seguinte lista:

Adequado Inadequado
  • Carvalho: apesar de ter um longo tempo de secagem, é uma madeira excecionalmente robusta e resistente à água.
  • Larício: uma das poucas árvores coníferas classificadas como madeira dura. O larício é de grande duração e tem uma aparência vibrante, quase avermelhada.
  • Robinia: uma madeira dura, resistente aos elementos atmosféricos, com a qual é fácil trabalhar. O cerne amarelo-esverdeado ou amarelo-acastanhado da madeira deve ser protegido com verniz para não se tornar acinzentado.
  • Cedro: os seus atrativos veios em tons de vermelho acastanhado e a resistência aos elementos atmosféricos fazem do cedro uma excelente escolha para esculpir.
  • Pinho: esta madeira macia pode ser uma vítima fácil de bolor e pragas, pelo que requer os cuidados certos. Além disso, é menos resistente aos elementos atmosféricos e decompõe-se rapidamente.
  • Espruce-europeu: o espruce-europeu também requer muitos cuidados e atenção, sendo propenso a rachas.
  • Douglásia: quando seca, esta madeira é difícil de trabalhar e também muito suscetível a rachas.
  • Árvores de fruto: apesar de as madeiras das árvores de fruto terem um padrão interessante, o material duro e grosso não é, infelizmente, ideal para esculpir.

I-CARVING_HERZ_BLOGBILD-IM-004

Dica:

A madeira de tília é ideal para esculpir objetos de interior, sendo também a mais indicada para quem está a dar os primeiros passos na escultura com motosserra. A madeira de tília é macia, o que facilita a escultura.

Escultura com motosserra: instruções gerais

Com prática, é fácil apanhar o jeito na arte com motosserra. Muna-se dos conhecimentos certos e de alguma paciência, e será recompensado num instante.

Elaborámos instruções gerais para a escultura com motosserra – os passos individuais podem variar em função do projeto, mas a abordagem global é geralmente muito semelhante. Conheça cada um dos projetos e comece a esculpir com motossera.

E já está! O seu projeto de arte com motosserra está concluído. Dependendo da madeira, poderá ter de a selar ou tratar, para evitar o apodrecimento e a descoloração.

Resumo: escultura com motosserra

  • Pode aprender os princípios básicos da arte com motosserra sozinho ou frequentar um curso de escultura. O resto é uma questão de prática
  • Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a uma motosserra. Pode encontrar os detalhes nas instruções de operação da sua motosserra
  • Uma serra especial para esculpir é ideal para os pormenores delicados
  • Escolha um tipo de madeira adequado para esculpir com motosserra: carvalho, larício, robinia e cedro são boas escolhas
  • Trabalhe sempre com uma corrente de serra afiada. Não é demasiado difícil afiá-la