Como criar uma mesa para o seu jardim

Torne o seu espaço exterior mais convidativo com uma bonita mesa de jardim de madeira. Siga as nossas instruções de bricolage para construir a sua própria mesa.

Uma mesa de bricolage para espaços verdes em madeira já acabada, num relvado, rodeada de serradura

Selecionar a madeira certa para uma mesa de exterior

Antes de começar a trabalhar, precisa de decidir que tipo de madeira é mais adequado para a sua mesa de bricolage para espaços verdes. Eis algumas perguntas que podem ajudar:

  1.  Onde pretende posicionar exatamente a sua mesa? Vai ficar desprotegida ou coberta?
  2. Qual é a cor da madeira mais adequada ao seu espaço verde?
  3. Está disposto a fazer uma manutenção contínua da madeira?
  4. Que tamanho quer que a sua mesa de bricolage tenha?
  5. Qual é o seu orçamento?
Cada tipo de madeira tem vantagens e desvantagens. Por exemplo, apesar de algumas madeiras macias serem extremamente resistentes aos elementos atmosféricos, também têm tendência para exsudar resina e precisam de ser tratadas adequadamente. Por isso, se usar pinho, por exemplo, deve certificar-se de que o protege quanto antes contra a descoloração e os fungos. Por outro lado, as madeiras duras, como a robinia, são menos delicadas e requerem menos cuidados. As variedades ideais de madeira para usar numa mesa de exterior incluem a douglásia, a robinia, o pinho e o larício.
Uma pessoa com vestuário de proteção a usar uma motosserra STIHL com guia Light 04 para cortar ramos de um tronco

Mesa feita à medida do seu jardim.

A segurança em primeiro lugar: deve sempre tomar as precauções apropriadas e usar o EPI correto quando se servir de uma motosserra.

Use óculos de proteção e algum tipo de proteção para os seus ouvidos, como protetores auditivos. As mãos, as pernas e os pés devem ser protegidos com luvas de trabalho robustas, calças com proteção anticorte e botas com insertos anticorte. Pode encontrar mais informações sobre equipamento de proteção individual aqui.

Mesa de jardim DIY: materiais necessários

lustração: Madeira, motosserra STIHL, broca, cavalete, régua dobrável, cinto de tensão, giz de marcação.

Materiais

  • Para o tampo:
    • 2 tábuas (pelo menos 30 cm de largura; o comprimento depende do pretendido para a mesa)
  • Para as pernas:
    • Um toro (aprox. 20 cm de diâmetro; descascado)
  • Para as escoras:
    • Um toro (aprox. 10 cm de diâmetro; descascado; o comprimento depende do pretendido para a mesa)
    • 16 parafusos para madeira
Ferramentas
  • Motosserra
  • Berbequim com brocas para madeira
  • Chave de fendas/Berbequim a bateria
  • Cavalete
  • Correia tensora
  • Giz
  • Metro desdobrável/Fita métrica

Sugestão profissional da STIHL: Utilize um ferro descascador para remover a casca dos troncos das árvores e dos toros. Se não tiver um, pode comprar madeira já descascada.

Mesa à medida para espaços verdes: como construir?

Mesa de bricolage para espaços verdes: uma motosserra STIHL MS 170 a ser usada para cortar uma rodela de um toro

1.º passo: preparar as pernas da mesa

As pernas são compostas por várias secções do toro empilhadas umas em cima das outras. O número exato de toros de que vai necessitar depende da altura que pretende para a sua mesa para jardim de madeira.

Para garantir que as peças ficam bem encaixadas e oferecem um suporte estável, tem de cortar faces planas com a sua motosserra. Coloque um toro na vertical e use uma correia tensora para o fixar a algo firme, como um suporte metálico. Partindo do topo, utilize a sua motosserra para cortar verticalmente, o mais a direito possível, e retire um pedaço de madeira fina de dois lados opostos (ver figura).

Não corte bem até ao fim do toro, pois a motosserra não pode tocar no solo.

2.º passo: cortar as pernas da mesa

Coloque os toros preparados no chão de forma a que não possam resvalar e imobilize-os com várias cunhas. Se necessário, mova a sua motosserra ao longo da face plana para uniformizar os cortes longos que já fez.

Agora, corte o tronco em pedaços curtos; depois, use-os para construir as pernas da sua mesa de jardim de madeira. Meça e marque os comprimentos necessários e depois corte o toro em conformidade.

Mesa de bricolage para espaços verdes: pessoa com motosserra STIHL MS 170 encurta o comprimento do toro preparado

Sugestão profissional da STIHL: Ao cortar madeira para o comprimento pretendido, certifique-se de que não toca no chão com a sua motosserra, pois isso pode fazer com que a máquina se desgaste prematuramente. Serre até cerca de três quartos do comprimento do tronco, depois vire-o e serre pelo lado oposto para obter o primeiro corte.

Para fazer as pernas desta mesa de bricolage para espaços verdes, empilhamos, de cada lado, três pedaços de madeira de comprimentos decrescentes:

  • 2 pedaços de 60 cm de comprimento
  • 2 pedaços de 55 cm de comprimento
  • 2 pedaços de 50 cm de comprimento

Só usámos comprimentos diferentes por uma questão estética – também é possível usar 6 pedaços do mesmo tamanho. E, claro, o que a bricolage tem de bom é que permite dar asas à criatividade e ter ideias próprias para o design da mesa.

3.º passo: fazer o tampo e as escoras

O tampo é composto por duas tábuas do mesmo comprimento. Se tiver de as cortar para o comprimento desejado, use uma correia tensora para fixar uma das tábuas ao cavalete, meça e marque com giz e corte a porção em excesso com uma motosserra. Repita este procedimento para a segunda tábua.

Recomendamos também que monte uma escora entre as pernas para dar mais estabilidade à sua mesa de bricolage. Esta escora deve ter aproximadamente o mesmo comprimento que o tampo e pode cortá-la com a mesma medida.

Mesa de bricolage para espaços verdes: um pedaço de madeira a ser marcado com giz e um metro desdobrável

4.º passo: fazer entalhes para a escora

Agora, precisa de adaptar as partes inferiores das pernas para acomodar a escora.

Pouse no chão os dois toros inferiores e a escora por cima deles, e marque os toros para indicar a largura e a posição da escora. Ponha a escora de parte e use a sua motosserra para fazer um entalhe entre as marcações nos dois toros. Arredonde o entalhe o mais possível para que a escora fique bem ancorada.

Verifique se a escora está bem encaixada. Quando estiver, repita o processo para a camada seguinte de toros.

5.º passo: preparar para a montagem

Todas as peças da mesa de bricolage estão prontas a montar.

Comece por empilhar os pedaços para as pernas, com o mais comprido no fundo, até a mesa estar à altura certa. Não se esqueça de introduzir a escora quando empilhar as pernas e de se certificar de que o tampo sobressai 2 a 3 cm em cada extremidade das pernas.

6.º passo: fixar as pernas

Agora, a mesa de bricolage para espaços verdes tem de ser fixada com parafusos para madeira. Precisa de se certificar de que os seus parafusos chegam à peça abaixo, o que pode exigir que faça primeiro um furo no toro com uma broca grande para madeira.
 

Trabalhe da base para o topo das pernas: comece por fixar os toros centrais aos inferiores e depois os superiores aos centrais.

 Mesa de bricolage para espaços verdes: pernas a serem empilhadas e aparafusadas perto de uma motosserra STIHL MS 170

7.º passo: instalar o tampo

Por fim, tem de fixar o tampo às pernas. Para maior estabilidade, recomendamos que fixe cada tábua com 2 parafusos para madeira de cada lado.

Mesa de bricolage para espaços verdes: o tampo a ser fixado às pernas

Proteção e manutenção da sua mesa personalizada para espaços verdes

Está quase! Só falta tratar a sua mesa de bricolage para espaços verdes com os produtos de manutenção certos. Tomar as medidas adequadas desde o início protegerá a sua mesa de sinais de utilização, descoloração e fungos. Pode dar um acabamento à mesa com óleo, cera ou verniz, dependendo do tipo de madeira.

Os óleos e os vernizes de manutenção acabam por desaparecer e deixam de ser eficazes passado algum tempo. Por isso, se quiser proteger a sua mesa o mais eficazmente possível e aumentar a sua vida útil, deve fazer a limpeza e a manutenção da madeira várias vezes por ano. Recomendamos também a reaplicação de produtos de manutenção, pelo menos, uma vez por ano.

A mesa de bricolage para espaços verdes está pronta a usar!  Quer se trate de uma superfície para trabalhos em espaços verdes, de um local para desfrutar do almoço ou de uma casa para as plantas do pátio, o seu design intemporal faz dela um complemento elegante e prático para o seu espaço verde.

Resumo: mesa personalizada para o seu jardim

  • Escolha a madeira para a sua mesa para jardim tendo em conta o local onde vai ficar, as suas dimensões e o orçamento que pretende destinar
  • Use sempre vestuário de proteção quando trabalhar com motosserras e máquinas
  • Certifique-se de que a motosserra não toca no chão ao serrar, para não causar desgaste prematuro
  • Trate a sua mesa para espaços verdes acabada com óleo, cera ou verniz para madeira, para a proteger da descoloração e dos fungos