Como fazer um hotel de insetos?

Descubra como fazer um hotel amigo dos insetos que ofereça a abelhas, neurópteros e vespas solitárias um local para fazerem o ninho e passar o inverno.

Garden , Meadow

Porquê fazer um hotel para insetos?

As últimas décadas registaram um declínio acentuado nas populações de insetos do Reino Unido, o que se pensa estar relacionado com uma queda no número de polinizadores e uma redução da biodiversidade, trazendo graves consequências. Um hotel para insetos oferece um local para vários tipos de insetos fazerem o ninho e se reproduzirem, além de poderem hibernar aí. No entanto, os insetos de jardim possuem requisitos muito específicos para a sua habitação. As nossas dicas e instruções passo a passo dizem-lhe como construir um hotel de cinco estrelas a partir de um toro.

Insetos para a biodiversidade

Devemos encorajar os insetos e a biodiversidade nos nossos jardins para apoiar a polinização e o equilíbrio ecológico – poderá descobrir que fazer um espaço acolhedor para as joaninhas, por exemplo, resolve todos os problemas de pulgões nas suas culturas. A intervenção humana no mundo natural não só dificultou a vida aos insetos para encontrar alimento, como também, para alguns, como as abelhas selvagens e os neurópteros, tornou mais complicado encontrar locais para fazerem o ninho, não obstante o seu tamanho diminuto. Se fizer um hotel para insetos de jardim para dar abrigo e refúgio, estes podem fazer o ninho, reproduzir-se e, por vezes, hibernar nas suas reentrâncias, tubos e buracos. Envolver o hotel para insetos em rede de arame protege os insetos das aves e de outros predadores. Ao fazer um hotel de bricolage para insetos ou abelhas no seu jardim ou varanda, estará a criar um espaço seguro para estas pequenas criaturas.

I-STIHL_NATURE_PROXIMITY_GERMANY-IM-114

Fazer um hotel de bricolage para insetos irá atrair mais criaturas pequenas, mas úteis para o seu jardim ou varanda e, além de ajudarem a controlar os pulgões e as polinizar as flores, uma abordagem amiga dos insetos também é uma forma de contribuir pessoalmente para proteger e nutrir a nossa flora.

Insetos que irão usar o seu hotel para insetos

O tipo de insetos que utiliza o seu hotel de bricolage depende do que fizer. Materiais como caniços ou canudos de bambu são perfeitos para abelhas solitárias, mascaradas, do celofane e selvagens, assim como para vespas-de-mason, vespas-escavadoras, vespas-cuco e vespas solitárias. Seja generoso com o material de enchimento. Use aparas de madeira ou pinhas para atrair borboletas, lagartas, joaninhas e bichas-cadelas para o seu hotel para insetos.

Use materiais ecológicos

Utilize sempre materiais naturais para fazer o seu hotel para insetos; elimine arestas afiadas e objetos pontiagudos que possam danificar as delicadas asas dos insetos. Se estiver a usar um toro para fazer o seu hotel para insetos, lixe todas as arestas irregulares para evitar lascas. Também não pode abrir furos demasiado grandes e use apenas materiais apropriados.
As bichas-cadelas gostam de pinhas e aparas de madeira – contudo, não são compatíveis com as abelhas, porque as bichas-cadelas muitas vezes alimentam-se das reservas de néctar das abelhas e, por vezes, até das larvas das abelhas selvagens. Por isso, se pretender fazer um hotel para abelhas, o melhor é não usar pinhas e aparas ou lascas de madeira.

Exemplo de como fazer um hotel de insetos de bricolage num cepo contra uma vedação de madeira

Onde devo colocar o meu hotel para insetos?

O seu hotel para insetos deve estar posicionado pelo menos a 1 m do chão para o proteger de animais e crianças.

A frente do seu hotel para insetos deve apanhar alguma luz solar direta para obter os melhores resultados; por isso, não o pendure mesmo por baixo de um telhado ou uma copa de árvore. Além disso, pense no que a zona precisa para incentivar os insetos certos a entrar: deverá haver bastante néctar e plantas ricas em pólen nas proximidades para que estes tenham acesso a comida suficiente. As criaturas que estão de visita também irão apreciar um reservatório de água – um lago, uma banheira para pássaros ou uma taça de água podem fazer toda a diferença.

Sugestão profissional da STIHL: Vale a pena sacar da bússola ao decidir onde colocar o seu hotel para insetos. O lado aberto deve ficar virado para sul, pois essa orientação normalmente mantém o hotel para insetos quente, o que significa que seca rapidamente depois da chuva. Qualquer larva no hotel precisa de calor para eclodir na primavera.

Como fazer um hotel de insetos: instruções e materiais

As instruções seguintes explicam como fazer o seu próprio hotel para insetos a partir de um toro de madeira.

Compromisso com a sua segurança: equipamento de proteção

A utilização de máquinas potentes na bricolage é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a sua motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Consulte o manual de operação do seu produto para mais informações. Familiarize-se inteiramente com a motosserra antes de a utilizar pela primeira vez e verifique se esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.

Como fazer um hotel de insetos: materiais e ferramentas

I-INSEKTENHOTEL_BAUEN-AW-001

São necessários os seguintes materiais para fazer o seu hotel para insetos:

  • Motosserra, p. ex., STIHL MS 151 C
  • Berbequim
  • Cavalete ou bancada de trabalho
  • Rede de arame
  • Pinhas
  • Caniços
  • Casca de árvores/mulch de casca de árvores
  • Telhas antigas (opcional)
  • Martelo, pregos e agrafos para vedações (pregos em U)

Como fazer um hotel de insetos: instruções

Guia em vídeo: Como fazer um hotel para insetos?

Resumo: como fazer um hotel de insetos

  • Um hotel para insetos é o local ideal para abelhas, vespas e outros insetos se reproduzirem e fazerem o ninho, sendo também utilizado frequentemente para hibernação
  • A localização e a posição são a chave para o sucesso de um hotel para insetos: deve estar, pelo menos, 1 m acima do solo, virado para sul e num local soalheiro
  • Durante o trabalho, use sempre equipamento de proteção individual de acordo com as instruções de operação
  • Para criar o seu próprio hotel para insetos, primeiro serre um telhado e uma base a partir de um toro
  • Em seguida, corte uma rodela grossa para criar a face frontal e adicione reentrâncias para o hotel para insetos. Use uma broca para abrir furos e lixe as arestas irregulares com lixa
  • Prenda rede de arame à parte da frente do hotel para o proteger das aves
  • Encha os nichos com caniços e casca de árvores se quiser que o seu hotel de bricolage para insetos se destine a abelhas. Adicione pinhas e aparas de madeira nas reentrâncias para criar o local ideal para bichas-cadelas e joaninhas
  • Depois de encher uma reentrância, fixe a peça de base ou o telhado