Projetar e fazer uma caixa para os pássaros para espaços verdes

Este guia para fazer a sua própria caixa para pássaros não só é um projeto divertido para si, como também proporciona um local seguro para as aves que nidificam em cavidades cuidarem das suas crias. 

Uma caixa de bricolage em madeira para pássaros pendurada numa árvore, entre folhas verdes – exemplo de caixa ninho

O que precisa de saber antes de fazer uma caixa de bricolage para pássaros

Em muitas áreas urbanas e em zonas mais rurais, existe pouco habitat natural adequado para as aves procriarem sem perturbações. Fazer uma casa para pássaros é uma forma de quem tenha um espaço verde, uma varanda ou um parque poder ajudar os pássaros, dando-lhes um lugar para nidificar e pôr ovos. As casas para pássaros e as caixas de nidificação são projetos simples e populares, normalmente feitos de madeira ou de betão e madeira, para proporcionar abrigo contra o vento e os elementos atmosféricos e proteger contra predadores que possam roubar ovos do ninho. Pode encontrar planos para construir vários designs de casas de pássaros online; a nossa ideia de design transforma um toro antigo.

Que tamanho deve ter a caixa para pássaros?

A Royal Society for the Protection of Birds (RSPB) recomenda um espaço mínimo no chão de 10 cm por 10 cm e uma altura de 20–25 cm. No entanto, o tamanho da caixa para pássaros que está a fazer é menos importante do que o tamanho da entrada, uma vez que isto determina geralmente que espécies de pássaro lá irão morar. Espécies de pássaros pequenas escolhem furos de acesso pequenos para evitar a entrada de pássaros e predadores maiores. Isto significa que, se tiver espaço suficiente, poderá conseguir albergar uma série de espécies de pássaros ao fazer caixas para pássaros com furos de acesso de vários tamanhos. Pense nas aves que existem na sua área e que gostaria de atrair para a sua caixa para pássaros.

Caixa de nidificação para chapins

Os chapins-azuis e os chapins-palustres preferem uma caixa para pássaros com uma entrada com cerca de 25 mm de largura, enquanto os chapins-reais precisam de uma entrada ligeiramente maior de 28 mm. Adapte as medidas dos ninhos para chapins às espécies mais frequentes na sua área.

Caixa de nidificação para alvéolas

As alvéolas e os papa-moscas-cinzentos preferem casas de pássaros semiabertas à frente, tal como os melros e os piscos-de-peito-ruivo.

Comunidades de caixa de nidificação para pardais

Os pequenos pardais são diferentes da maioria das espécies de aves que nidificam em cavidades, porque adoram ser sociáveis. Para a maioria das espécies, será habitada apenas uma única caixa para pássaros numa zona, mas se estiver a fazer uma caixa para pardais, o melhor é considerar projetá-la para vários ninhos ou instalar vários num grupo. Quando falamos de pardais, a construção de caixas ninho passa a ser um projeto comunitário.

Imagem ampliada de uma entrada numa caixa para pássaros de madeira desgastada – ninhos de pássaros

Que tamanho deve ter a entrada da minha caixa para pássaros?

A entrada depende do tamanho da espécie de pássaros que espera que se mudem para a caixa para pássaros. A RSPB recomenda os seguintes tamanhos:

  • 25 mm para chapins-azuis e chapins-carvoeiros
  • 28 mm para pardais-monteses e chapins-reais
  • 32 mm para pardais-domésticos, trepadeiras-azuis e papa-moscas-pretos

Preparação para fazer uma caixa para pássaros

Tudo o que precisa para começar o belo projeto de caixa de bricolage para pássaros é um pedaço de toro, uma motosserra STIHL, um berbequim, um cavalete e uma tarde livre. Depois de decidir que espécies de pássaros pretende atrair, anote o tamanho que deverá ter a entrada. Agora pode começar a criar um refúgio perfeito para os pássaros da sua zona, construído o seu próprio ninho de madeira.

A motosserra a bateria STIHL MSA 140 C-B sobre uma pilha de toros compridos, com lenha bem empilhada em segundo plano

Bricolage a todo o vapor

Use uma motosserra para fazer uma caixa para pássaros.

Com as máquinas certas, fazer uma caixa para pássaros é duas vezes mais divertido.

Homem com vestuário de proteção usa motosserra STIHL MS 170 a gasolina para cortar o tronco de uma árvore num cavalete

Escolha a madeira certa para fazer a sua caixa de bricolage para pássaros

Carvalho, robinia e larício são ideais para utilização no exterior, uma vez que são altamente duráveis. Pinho e espruce-europeu também são alternativas possíveis. É essencial que utilize madeira não-tratada para construir a sua caixa para pássaros, já que os conservantes e os vernizes para madeira libertam fumos que podem assustar as aves e até pôr em risco a sua saúde.

Se quiser proteger a madeira da humidade e do ataque de fungos, o óleo de linhaça é adequado para tratar o exterior. Contudo, porque as caixas ninho são penduradas no exterior, acabam por secar por si só depois do tempo húmido, pelo que as caixas de madeira não-tratada duram vários anos.

Compromisso com a sua segurança: equipamento de proteção

Fazer coisas com máquinas potentes é divertido e significa que pode alargar as suas aptidões, o que é ótimo, desde que possa confiar na eficácia e segurança do vestuário de proteção que usar. Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a sua motosserra. Isto inclui um capacete, calças com proteção anticorte, botas de segurança, etc. Consulte o manual de operação do seu produto para mais informações. Familiarize-se inteiramente com a motosserra antes de a utilizar pela primeira vez e verifique se esta se encontra em perfeitas condições antes de cada utilização. Mediante pedido, o seu concessionário STIHL terá todo o gosto em preparar a sua máquina para a primeira utilização, além de o aconselhar relativamente a modelos e tamanhos de vestuário de proteção, que pode experimentar à sua vontade. Lembre-se de que o equipamento de proteção individual não substitui técnicas de trabalho seguras.

I-NISTKASTEN_BLOGBILD-IM-001

Material e ferramentas para fazer uma caixa para pássaros

  • Um toro com cerca de 20 cm de diâmetro
  • Pinos ou parafusos com olhal para madeira (60 a 80 mm)
  • Berbequim (com broca craneana entre 25 e 30 mm)
  • Cavalete
  • Motosserra STIHL

Fazer um ninho de madeira para pássaros: saber como fazer

Depois de estar tudo preparado, pode começar a fazer a sua caixa para pássaros. Certifique-se de que a sua área de trabalho e as imediações são seguras e de que tem espaço suficiente para evitar tropeçar e outros perigos.

Use parafusos para facilitar a abertura entre estações

Usar pinos com olhal em vez de pregos facilita a abertura da caixa para pássaros para a limpar depois de os pássaros terem saído no final da estação. Os ninhos velhos não voltam a ser usados e a limpeza garante que está a tornar a caixa para pássaros tão saudável quanto possível para os pássaros do seu espaço verde.

Informações sobre ninho de madeira para pássaros no seu espaço verde

Como deve ser montada a caixa para pássaros?

Fazer uma caixa de nidificação é apenas metade do trabalho: também tem de ter cuidado quando a puser no lugar. É importante seguir estas instruções para que as aves residentes e as crias estejam suficientemente protegidas de predadores, condições meteorológicas e pessoas:

  • Pendure a caixa para pássaros de forma a que gatos e outros predadores não consigam chegar lá. Recomendamos uma altura de dois a três metros.
  • A abertura deve estar virada do lado contrário do vento para que a chuva não entre na caixa.
  • Não coloque a caixa para pássaros à chapa do sol, pois ficará demasiado quente no interior.
  • Evite mover a caixa para pássaros depois de instalada, caso contrário, os pássaros pais podem abandonar o ninho.
  • Não coloque um poleiro por baixo da entrada, uma vez que os gatos e os predadores trepadores podem tirar partido disto.
  • A caixa para pássaros deve ser instalada o mais longe possível dos caminhos e dos locais onde brincam crianças para não perturbar os pássaros.
  • A caixa para pássaros pode ser colocada logo no início do outono.
  • O habitat ideal para pássaros é onde haja um local próximo para se alimentarem, como arbustos de frutos silvestres.
  • Qualquer excesso de pelo resultante da escovagem do seu gato ou cão será apreciado pelos pássaros quando estiverem a fazer o ninho.
  • Não use veneno no seu espaço verde.
  • Pondere colocar uma banheira para pássaros perto da sua caixa para pássaros.

Como limpar a sua caixa ninho?

  • Deverá usar parafusos para madeira para montar a sua caixa ninho para facilitar a sua abertura para a limpeza.
  • O fim do verão é a altura ideal para limpar a caixa para pássaros, sensivelmente a partir de setembro.
  • Não leve a caixa para pássaros para dentro de sua casa, pois pode conter ácaros, pulgas e outros parasitas.
  • Use sempre luvas ao esvaziar a caixa de nidificação.
  • Escove cuidadosamente o interior da caixa para pássaros e enxague com água a ferver.
  • Os ninhos velhos devem ser eliminados juntamente com o lixo doméstico ou queimados.
  • Não use spray repelente de insetos ou outros agentes de limpeza na sua caixa para pássaros.

Resumo: fazer uma caixa de bricolage para pássaros

  • Planeie a construção e as dimensões da sua caixa de bricolage para pássaros atendendo às espécies de pássaros que poderão procriar no seu espaço verde
  • Robinia, carvalho e larício são materiais de exterior ideais
  • Use sempre equipamento de proteção individual ao trabalhar com a uma motosserra. Para mais informações, consulte as instruções de operação da sua máquina.
  • Comece por fatiar um pedaço de madeira para a base da caixa para pássaros
  • Utilize a sua motosserra para abrir uma câmara e, em seguida, para criar uma peça de telhado
  • Perfure a entrada; esta deve ter um diâmetro entre 25 e 32 mm, dependendo da espécie de pássaro
  • Fixe a base com parafusos e o telhado com pregos
  • Nunca utilize produtos químicos para limpar a caixa para pássaros. Recomendamos que a limpe com uma escova seca no seu espaço verde e, em seguida, a lave com água quente para a higienizar
  • Pendure a caixa para pássaros num local adequado para a espécie em questão e de forma a estar protegida contra predadores