Como fazer uma tocha sueca de bricolage

As tochas suecas criam uma atmosfera e transformam qualquer noite no espaço verde num verdadeiro evento – e são surpreendentemente simples de fazer. Descubra mais sobre este projeto de bricolage em madeira e divirta-se com este fogo sueco.

I-SCHWEDENFEUER_BAUEN-AW-001

Tochas suecas: muitos nomes, sempre mágicas

Uma tocha sueca, também conhecida por fogo suecom vela sueca, fogão de tocha sueca ou vela finlandesa, tornará memorável a sua festa no espaço verde, quer seja um churrasco de verão ou um convívio noturno à volta da fogueira.

Estas tochas simples são atraentes, mas práticas, proporcionando luz e calor. Se a sua versão de bricolage for de maiores dimensões, pode até improvisar um prático fogão ao ar livre, visto que a superfície plana permite utilizar facilmente tachos e panelas. Ou para intensificar a sensação de ar livre, pode tratá-la como uma fogueira em miniatura para assar marshmallows enquanto os seus hóspedes partilham histórias. Uma tocha sueca é um acessório simplesmente cativante, além de ser um projeto de bricolage em madeira fácil de fazer.

Um fogo crepitante graças ao efeito chaminé

Depois de acesa, uma tocha sueca dura muito tempo e não arde mesmo até ao chão. Isto é facilitado por rasgos verticais desde o topo do toro que fornecem rapidamente oxigénio para alimentar o fogo através do efeito chaminé: à medida que o ar aquecido sobe para sair da tocha, o ar fresco e rico em oxigénio é aspirado no fundo. É um design eficiente, aparentemente inventado pelo exército sueco, que faz com que a madeira arda lentamente e gere calor considerável, além de ter um brilho atraente.

A madeira certa para a sua tocha sueca de bricolage

A madeira macia arde mais facilmente do que a dura, o que faz dela a escolha mais acertada para a sua tocha sueca de bricolage: pinho, abeto ou falso-abeto são ideais. Recomendamos um tronco com 30 a 60 cm de largura e 50 a 100 cm de altura, e a madeira não deve estar demasiado seca, nem demasiado húmida. Enquanto a madeira húmida torna a sua tocha sueca difícil de acender e gera muito fumo desagradável, a madeira demasiado seca irá arder muito rapidamente. Recomendamos a utilização de um medidor de humidade na madeira para identificar toros para o seu projeto de bricolage com uma humidade residual máxima de 20%.

Acender a sua tocha sueca

Pode usar acendalhas ou isqueiros de churrasco para acender a sua tocha sueca de bricolage. Recomendamos que adicione algum tipo de acelerador de combustão, como aparas de madeira, no topo. Se não tiver acendalhas à mão, pode simplesmente usar jornal amarrotado nas ranhuras da sua tocha de bricolage.

Tocha sueca de bricolage: materiais e ferramentas

Fazer uma tocha sueca é um projeto de bricolagem com madeira que requer muito pouco esforço e apenas alguns materiais. Vai precisar de:

  • Motosserra, p. ex. motosserra a gasolina STIHL MS 181
  • Equipamento de proteção, incluindo calças com proteção anticorte, botas de proteção anticorte, luvas, proteção auditiva e facial
  • Madeira adequada
  • Isqueiros para churrasco ou acendalhas
  • Giz ou lápis de cor para marcação
I-SCHWEDENFEUER_BAUEN-AW-008

Tocha sueca de bricolage: passo a passo

Escolheu a madeira certa e tem os materiais necessários? Então, podemos avançar com a bricolage! 

I-SCHWEDENFEUER_BAUEN-AW-003

Tocha sueca de bricolage: preparar a madeira

Antes de começar a serrar, certifique-se de que o tronco que está a usar está firmemente apoiado numa base sólida e fixe-o de forma a não cair. Tal como para todos os trabalhos com motosserra, deve usar equipamento de proteção adequado para minimizar o risco de ferimentos. Depois, é seguro começar a serrar.

I-SCHWEDENFEUER_BAUEN-AW-001

Cuidado enquanto arde

À medida que a sua tocha sueca de bricolage arde, assegure-se de que se encontra em terreno firme e à prova de fogo. Não devem existir objetos combustíveis nas proximidades imediatas da tocha sueca devido ao risco de faíscas provocadas pelo fogo.

Tochas suecas de bricolage: uma nota sobre os tamanhos

O tempo de combustão da sua tocha sueca de bricolage está diretamente relacionado com o seu tamanho: uma tocha sueca maior irá arder durante mais tempo, tendo assim potencial para produzir um fogo quente e crepitante durante várias horas. Claro que nunca deve deixar uma tocha sueca ou qualquer outro tipo de fogo sem supervisão. Uma vez que é o seu próprio projeto de bricolage em madeira, é fácil fazer uma tocha mais pequena para uma festa menos demorada ou pode até dispor várias tochas suecas. Em qualquer dos casos, temos a certeza de que, depois de sentir o brilho romântico de uma tocha sueca, irá voltar a repetir muitas vezes este projeto de bricolage.

Resumo: Tocha sueca de bricolage

  • Uma tocha sueca cria o ambiente para a sua festa ao ar livre e é muito fácil de fazer
  • Precisa de usar madeira com uma humidade residual igual ou inferior a 20%; recomendamos madeira macia para uma melhor combustão
  • A sua tocha sueca é fácil de acender com isqueiros para churrasco ou acendalhas. Em alternativa, jornal amarrotado também serve
  • Abra ranhuras num toro com uma motosserra, como a STIHL MS 181 C
  • O tempo de combustão da sua tocha sueca depende do respetivo tamanho