Como fazer: substituir uma corrente de motosserra

Substituir a corrente da sua motosserra é algo que certamente precisará de fazer. Esteja preparado com o nosso guia de instruções e o nosso vídeo.

I-SAEGEKETTE_SPANNEN-AW-003

Substituir uma corrente de motosserra: segurança em primeiro lugar

  • Para uma motosserra a bateria, retire a bateria e aplique o travão da corrente.
  • Para uma motosserra elétrica, desligue a ficha da tomada e aplique o travão da corrente.
  • Para uma motosserra a gasolina, desligue o motor e coloque a alavanca combinada em 0. Aplique o travão da corrente.
  • Use sempre luvas de trabalho de material robusto.

Substituir uma corrente de motosserra: instalação do equipamento de corte

O método de montagem da motosserra é o mesmo para motosserras elétricas, a bateria e a gasolina. A única diferença reside nos passos individuais relacionados com o dispositivo tensor com o qual a sua motosserra STIHL está equipada. Também temos um artigo com mais informações sobre os sistemas de corrente e guia da motosserra

Imagem ampliada de uma corrente de motosserra a ser segurada por alguém com luvas

Substituir uma corrente de motosserra com tensor rápido da corrente

A instalação do equipamento de corte é particularmente rápida e prática em motosserras STIHL com um tensor rápido da corrente para motosserra e praticamente sem ferramentas – apenas uma chave de fendas de ponta plana.

Funciona da seguinte forma:

Vídeo passo a passo: tensionamento rápido da corrente

Substituir uma corrente de motosserra com tensor lateral da corrente

O tensor montado na lateral é amplamente utilizado em muitas motosserras elétricas, a bateria e a gasolina. Proporciona um acesso cómodo aos componentes tensores da corrente e ainda reduz o risco de contacto com componentes quentes do motor.  

Vídeo passo a passo: tensionamento de corrente posicionado na lateral

Tensão da motosserra: Tensor frontal da corrente

O parafuso de ajuste da tensão está normalmente localizado na parte lateral; contudo, existem alguns modelos onde se encontra na parte da frente. O método para ajustar a tensão é o mesmo que para os tensores montados na lateral. 

Vídeo passo a passo: Esticamento frontal da motosserra

Depois de substituir a corrente: atestar a motosserra com óleo de correntes

Todas as motosserras a gasolina, a bateria e elétricas devem ser enchidas com óleo de correntes de alta qualidade para assegurar que a corrente da serra e a guia estão sempre lubrificadas e arrefecidas. Ao fazê-lo, está a reduzir o desgaste da corrente e a prolongar a vida útil do seu equipamento de corte. O processo é o mesmo para motosserras de todos os tipos de acionamento. Se tiver uma máquina a gasolina, deve atestar com óleo de correntes para motosserra STIHL sempre que abastecer com gasolina. Para motosserras a bateria e elétricas, verifique regularmente o reservatório de óleo e reabasteça-o conforme necessário. Algumas motosserras STIHL têm um visor no depósito, que ajuda a verificar o nível de enchimento.

Tampa do depósito

As motosserras STIHL têm uma tampa de depósito convencional de enroscar ou uma tampa de depósito sem ferramenta. O processo aqui descrito diz respeito à utilização e substituição de uma tampa de enroscar. Se tiver tampas de depósito sem ferramenta, juntámos informações detalhadas acerca da abertura e da substituição de tampas de depósito sem ferramenta.

Como encher a sua motosserra com óleo de correntes:

Bidon combinado branco sobre bancada entre os recipientes de combustível STIHL MotoMix e de óleo de corrente BioPlus, com uma motosserra a gasolina STIHL MS 261 C atrás deles

Mistura de combustível para motosserras a gasolina

A sua motosserra precisa da mistura de combustível e do processo de enchimento certos para mantê-la no seu melhor desempenho e garantir a sua segurança.

Segurança durante o reabastecimento

  • A gasolina é extremamente inflamável. Ao reabastecer a motosserra, mantenha sempre uma distância segura em relação a chamas desprotegidas, evite derramar combustível e não fume na área. O reabastecimento da motosserra deverá ser sempre efetuado a, pelo menos, 3 metros da área de trabalho na qual irá pôr a sua motosserra a trabalhar.
  • Desligue completamente o motor antes de abastecer o depósito de combustível; não deve abastecer combustível com o motor quente.
  • Abra cuidadosamente a tampa do depósito para permitir que a sobrepressão se dissipe gradualmente e garantir que não sai combustível do depósito.
  • Só deve reabastecer o depósito da motosserra em espaços bem ventilados.
  • Não derrame combustível sobre a máquina ou na roupa. Se derramar combustível, deve limpar imediatamente a motosserra e mudar de roupa.

Como encher uma motosserra a gasolina com a mistura de combustível?

Saiba como abastecer a sua motosserra com uma mistura de combustível.

O seu concessionário STIHL tem sempre todo o gosto em ajudá-lo ao preparar a motosserra para a poder utilizar.

 

Resumo: substituir uma corrente de motosserra e outras manutenções regulares

  • Desligue o motor. Para modelos a bateria, retire a bateria e, para modelos elétricos, retire a ficha da tomada. Aplique o travão da corrente
  • Use luvas de material resistente a cortes ao substituir a corrente de motosserra
  • Os métodos para instalar um equipamento de corte são os mesmos para motosserras elétricas, a bateria e a gasolina, embora o método de substituição do acessório dependa do facto de a sua motosserra STIHL possuir um tensor rápido da corrente ou um tensor lateral da corrente
  • Reabasteça a sua motosserra numa superfície limpa e nivelada
  • Não encha o reservatório de óleo da corrente nem o depósito de combustível mesmo até acima