As nossas instruções passo a passo explicam como utilizar a motosserra, esculpindo uma coruja realista em madeira. Experimente!
30.05.2022
Depois de preparar todos os seus materiais e de ter colocado o seu equipamento de proteção individual, pode começar a trabalhar para criar uma escultura de coruja em madeira elegante para ganhar prática em esculpir com a sua motosserra.
O primeiro passo consiste em preparar o pedaço de madeira que está a usar para esculpir a sua coruja.
Não tem a certeza sobre o tipo de madeira mais adequado para a escultura com motosserra? Saiba mais sobre os fundamentos da escultura em madeira com motosserra. Utilize a sua motosserra para extrair a casca e o borne do tronco. Isto garante que a sua escultura de coruja em madeira acabada será robusta e resistente aos elementos atmosféricos, visto que o cerne é a parte mais densa de uma árvore.
Fixe o tronco numa base robusta usando uma correia com roquete ou aparafusando-o no lugar. Tem de ter a certeza de que não irá resvalar, nem se deslocar ao usar sua motosserra para esculpir madeira.
Use um lápis ou um pedaço de giz para desenhar em traços largos a forma de uma coruja no tronco. É aqui que tem de decidir o sentido para o qual a coruja irá ficar virada. As suas marcações devem indicar as linhas de corte nítidas para esculpir mais tarde com a motosserra, pelo que poderá ver que grandes pedaços poderão ser, desde logo, removidos para conferir as formas aproximadas.
Chegou a altura de começar a esculpir com a motosserra. Trabalhe de cima para baixo: comece por esculpir a cabeça da sua coruja, dando-lhe uma forma arredondada com a motosserra.
A seguir, esculpa o corpo da coruja com a sua motosserra, até que os contornos sejam claramente reconhecíveis. Trabalhe com movimentos suaves para guiar a sua motosserra ao longo das linhas marcadas e esculpa todos os cantos e arestas – esta abordagem dará à sua figura de madeira uma forma apelativa e natural.
Trabalhe sempre com uma motosserra afiada! Os elos de corte rombos não só danificam a madeira que estiver a esculpir, como também exigem mais energia para trabalhar. Para garantir que o seu trabalho de motosserra corre bem, contacte o seu concessionário STIHL para afiar a sua corrente ou faça-o você mesmo.
Para instruções passo a passo sobre como afiar a sua motosserra, veja aqui!
Agora chegou a altura de acrescentar os detalhes à sua escultura de coruja. Use a motosserra para esculpir as asas, a parte da frente da cabeça e as penas.
Parte da frente da cabeça
Com uma motosserra de esculpir, pode fazer um excelente trabalho para realçar as características anatómicas específicas da parte da frente da cabeça de uma coruja. Primeiro use o giz para traçar uma linha vertical a marcar o centro da parte da frente da cabeça da coruja e retire madeira em V dos dois lados da linha. A seguir, adicione contornos que realcem os olhos e o bico trabalhando em movimentos suaves.
Asas
Uma dica ao preparar-se para esculpir as asas: as duas asas da coruja juntas têm a forma de um coração. Por isso, ponha-se atrás da figura e desenhe um coração na madeira; certifique-se de que as duas metades estão à mesma altura e desenhe uma linha vertical para dividir a forma em duas. Agora, as asas estão prontas a esculpir com a sua motosserra.
Penas
Acrescente as penas às asas e à cauda da coruja usando a sua motosserra. As penas de voo inferiores têm de ficar muito direitas e perfeitamente sobrepostas para ficarem com bom aspeto. A melhor forma de conseguir isto é começar a esculpir a partir do meio do coração (ou da parte de trás da coruja) e trabalhar para fora.
Garras
Marcar as garras da coruja. Quando as corujas estão empoleiradas, pode-se ver duas ou três garras à frente de cada pé; elas têm quatro ao todo, uma das quais fica atrás e outra consegue rodar de frente para trás para facilitar a manobrabilidade. Tente esculpir todas à mesma profundidade e tenha em mente as proporções naturais. Deixe madeira suficiente à volta de cada garra para que possa depois usar a ponta da guia de motosserra para as arredondar na perfeição.
Trabalhe devagar e afaste-se para ir verificando de tempos a tempos o seu trabalho de escultura com motosserra– é mais fácil avaliar as proporções se estiver mais afastado. Não corte com demasiada profundidade; basta criar pequenos apontamentos com a ponta da sua motosserra. Menos é mais nesta fase!
Sugestão profissional da STIHL:
pare frequentemente para remover as aparas de madeira que criar. Isto facilita a identificação mesmo de erros muito pequenos.
Está quase! O último passo consiste em esculpir os detalhes da sua coruja de madeira com a ponta da motosserra ou um cinzel. Este trabalho faz com que os pormenores como as garras e as penas individuais tenham um aspeto particularmente delicado e realista. Também pode esculpir marcas para dar a impressão de penas nas asas e na cauda, bem como de plumagem no corpo. Para um acabamento liso, lixe a sua coruja quando acabar de a esculpir.
A sua coruja está pronta a ser admirada! Para garantir que se mantém com um ótimo aspeto, poderá ter de proteger o seu trabalho de escultura com motosserra contra fungos e putrefação, dependendo do tipo de madeira que tiver usado.
Para garantir que a sua arte com motosserra fica protegida dos elementos atmosféricos, recomendamos o seguinte pós-tratamento: